Macatuba integra a seleta lista para chegada do 5G

Governo de São Paulo fez seminário para que municípios adequem a legislação para a chegada do 5G, de 39 apenas 6 cidades já tem a lei.

O Governo de São Paulo realizou na última terça-feira (23/05) um seminário com gestores dos 39 municípios da região de Bauru com o objetivo de discutir estratégias para a chegada do 5G.

Macatuba integra a seleta lista de 6 municípios que já fez a lição de casa: Bauru, Jaú, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras e Piratininga.

O Projeto de Lei 03/2022, de autoria do Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, está em vigor desde o começo do ano passado.

A tecnologia 5G já está em funcionamento em Bauru, mas para chegar a todas as cidades é preciso que seja feita uma adequação na legislação para que possa ser feita a instalação da antena.

A tecnologia 5G tem possibilidade de navegação até 100 vezes mais rápida do que a 3G ou 4G que usamos hoje.

O seminário conduzido pelo InvestSP destacou que as demais cidades precisarão tomar medidas urgentes para adaptar suas legislações, permitindo assim a implementação eficiente da rede de telecomunicações de quinta geração.

Programa Tecnocidades quer acelerar chegada do 5G

O seminário realizado em Bauru integra o programa TecnoCidades, do Governo de São Paulo.

Fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a InvestSP, ele tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e a implantação de inovações tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva.

A primeira frente de trabalho é voltada a apoiar os municípios na modernização das leis e garantir a chegada do 5G o quanto antes, uma vez que a tecnologia é passo fundamental para a implementação de grande parte de projetos de inovação.

“Temos uma determinação do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Desenvolvimento, Jorge Lima, para trazer mais desenvolvimento para a região, que é considerada estratégica para o Estado. Bauru é uma cidade desenvolvida, mas cercada por alguns municípios ainda carentes, e nossa proposta é trazer conhecimento para os gestores municipais, para que eles possam investir cada vez mais em inovação”, diz a vice-presidente Executiva da InvestSP, Estella Dantas.

A atualização das legislações é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G, que exige um número de antenas até 10 vezes maior que o atual, instaladas nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis.

A ativação do 5G depende também da Anatel, que faz a liberação da frequência necessária para a transmissão sem interferências do sinal.

Levantamento da InvestSP, feito com base em dados da Anatel, aponta que, das 645 cidades paulistas, 269 já contam com a liberação da frequência para conexão do 5G, porém somente 83 possuem leis atualizadas, o que dificulta a instalação das antenas e a ativação do serviço. O 5G está disponível para os usuários de internet em 69 municípios do estado.

Dos 39 municípíos da região de Bauru, Macatuba é um dos 6 que já tem lei para a chegada do 5G

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.