Fase vermelha começa hoje no Estado de São Paulo

O Estado entra hoje (12/04) na Fase Vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A nova fase vai até o próximo domingo, dia 18 de abril. Na prática, pouca coisa mudou. Segue mantido o toque de recolher das 20h às 5h e a proibição a cerimônias religiosas coletivas. Estão liberados os jogos de campeonatos profissionais e foi autorizada a reabertura das lojas de material de construção.

A fase emergencial ficou em vigor de 15 de março a 11 de abril e teve como objetivo frear o aumento de casos e mortes por COVID-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

No Estado de São Paulo, 86% dos leitos de UTI estão ocupados segundo dados do Governo do Estado. Na região de Bauru a situação segue preocupante. Em Lençóis Paulista a ocupação dos leitos de UTI é de 100% e de enfermaria, 70%. Em Pederneiras, 75% dos leitos de UTI estão ocupados. Macatuba está com 66% dos leitos semi-intensivos ocupados. Os dados são dos boletins epidemiológicos divulgados ontem (11/04) pelas respectivas prefeituras.

Segundo o Estado, as medidas mais rígidas de restrição, o avanço na vacinação e a expansão de leitos hospitalares resultaram em decréscimo de 17,7% em novas internações e de 0,5% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

Com o retorno à fase vermelha, São Paulo volta a permitir a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento nas lojas segundo protocolos sanitários e de segurança. Também estão liberados os campeonatos esportivos profissionais a partir desta sexta (9), mas apenas após as 20h, reforço na testagem e normas mais rigorosas de controle para atletas e integrantes de comissões técnicas e arbitragem.

As aulas presenciais também podem ser retomadas mantendo-se a capacidade das escolas em 35%.

Outras proibições da fase emergencial acabaram incorporadas à etapa vermelha e continuam em vigor a partir de hoje (12/04). Além do toque de recolher noturno e do veto a celebrações religiosas coletivas, o Governo de São Paulo manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.

A recomendação de teletrabalho também continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada. Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público.

Estado de São Paulo sai da fase emergencial e entra na vermelha, de hoje (11/04) até o domingo (18/04)

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.