Postos de saúde abertos à noite desafogam UPA de Lençóis

Com 6 postos de saúde funcionando até às 22h, UPA de Lençóis registra queda de 1,5 mil atendimentos em 2 meses.

Lençóis Paulista iniciou em dezembro o Programa Saúde 10 que prevê a abertura de todos os postos de saúde até às 22h. Das 10 unidades, 6 estão atendendo com o horário expandido.

E, entrevista ao Acontece na Região, o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, disse que os resultados são excelentes e que nos últimos 2 meses foram feitos mais de 5 mil atendimentos à noite.

“Surpreendeu nos últimos 2 meses porque chegamos a 5 mil atendimentos nas unidades abertas à noite e isso reduziu em torno de 1mil a 1,5 mil os atendimentos da UPA. Isso é um resultado importante, mas essas medidas são muito variáveis, já que no ano passado não tivemos a dengue no nosso município”, avaliou o secretário de Saúde de Lençóis Paulista.

As unidades de Atenção Básica oferecem no período noturno a consulta médica, vacinação, atendimento de enfermagem, aplicação de soro e medicamento e distribuição de remédios.

“Nos primeiros meses a gente conseguiu abrir 6 dos 10 postos que temos de Atenção Básica e a ideia é de, em um futuro próximo, abrir o Rais Mulher e o Caps à noite também”, anuncia Conti.

Além de desafogar a UPA, o Saúde 10 atua na prevenção e do tratamento precoce de doenças já que os trabalhadores têm mais facilidade para consultar.

“A ideia é ampliar e dar m ais oportunidade não só para o trabalhador, mas para a mulher que trabalha de doméstica e que nem sempre consegue levar o filho para uma consulta”, finaliza Conti.

Confira a entrevista completa:

Secretário de Saúde, Ricardo Conti fala sobre o Programa Saúde 10

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.