Lençóis coloca agentes para ‘achar’ 5 mil pessoas

Agentes Comunitários de Saúde vão ajudar para que Lençóis encontre 5 mil pessoas que ainda não responderam o Censo do IBGE.

Para não perder receita, a Prefeitura de Lençóis Paulista vai colocar nas ruas os Agentes Comunitários de Saúde para auxiliar os recenseadores do IBGE para a conclusão do Censo 2023.

A ação ocorre porque o IBGE aponta que Lençóis tem 65 mil habitantes e o cadastro do Cartão Cidadão diz que a cidade tem 70 mil. O desafio é encontrar as 5 mil pessoas que ainda não responderam ao Censo 2023.

O trabalho dos Agentes Comunitários consiste em visita aos domicílios que foram identificados como vazios ou que o morador não foi localizado.

Será feita a atualização do Cadastro do Cartão Cidadão e o morador será orientado a responder ao questionário do IBGE.

As visitas dos agentes deverão ocorrer fora de horário comercial, no período noturno e aos finais de semana.

Nesta segunda-feira (09/01), os Agentes Comunitários de Saúde receberam a relação dos domicílios que ainda não foram recenseados e que estão nas áreas de atuação dos profissionais.

Prado diz que agentes vão pedir que moradores atendam o IBGE

A reunião que definiu as diretrizes de trabalho dos agentes comunitários aconteceu no Espaço Cultural Cidade do Livro.

O prefeito Anderson Prado disse que o IBGE quer projetar Lençóis Paulista como um município de 65 mil habitantes. Entretanto, são quase 70 mil registros ativos do Cartão Cidadão.

Os 5 mil habitantes que estão faltando vão representar perda de receita já que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) é distribuído de acordo com o número de habitantes.

“As pessoas que estão trabalhando como recenseadoras estão tendo dificuldade para realizar a pesquisa em muitos domicílios. O agente comunitário de saúde é a linha de frente da Prefeitura e contamos com o apoio de vocês, pois os lençoenses conhecem os nossos agentes comunitários. A mensagem que vocês irão levar é: por favor, atenda o IBGE”, destacou o prefeito Anderson Prado.

A reunião também contou com a presença do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, do secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Buratto, e do diretor de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves.

“Nós precisamos mostrar ao governo federal quantos lençoenses realmente somos e para isso contamos com a ajuda de vocês, que conhecem a situação desses domicílios melhor do que o recenseador e, o mais importante, vocês também são reconhecidos pelos moradores. O trabalho que vocês começam a desempenhar a partir desta semana é fundamental”, reforçou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

IBGE implanta o Disque Censo 137

A dificuldade em encontrar os moradores para responder ao Censo 2023, levou o IBGE a implantar o serviço de Disque Censo e solicitar a visita de um recenseador.

Se você ainda não respondeu ao Censo 2023, basta discar o número “137” e agendar a entrevista até o final deste mês.

A ligação é gratuita e o horário de funcionamento do “Disque Censo” é de segunda a domingo, das 8h às 21h30.

Em campo desde 1º de agosto de 2022, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil.

Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional.

Prefeito Prado coloca agentes de saúde para buscar quem não respondeu ao Censo

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.