Procon de Pederneiras alerta sobre golpe aplicado em idosos que recebem pelo INSS

O Procon de Pederneiras alerta os idosos sobre golpes que estão sendo aplicados na cidade, principalmente junto as pessoas que recebem benefício do INSS como Aposentadoria, Pensão por Morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a equipe do Procon, este tipo de golpe está acontecendo com uma simples ligação telefônica, onde o atendente identifica que é funcionário do INSS e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado ou terá que fazer “Prova de Vida” do seu benefício.

O GOLPE

Os golpistas pedem a vítima passe seus dados pelo WhatsApp. Com as informações, é feito um empréstimo consignado, sem a autorização do consumidor.

O dinheiro entra na conta da vítima e após perceber que foi feito um empréstimo consignado e não um ‘Resgate de valores’ ou nenhum tipo de ‘Prova de Vida’, a vítima solicita o cancelamento. É neste momento que o golpe é finalizado.

Os golpistas enviam um boleto que a vítima deve pagar para ‘devolução do valor do consignado”. Ao pagar o boleto, a vítima concluiu o empréstimo.

“A vítima, pensando que ao pagar o boleto finalizará o processo de cancelamento, na verdade, está concluindo o processo de empréstimo, que pode levar anos para ser quitado, sendo descontado do seu benefício”, explica a supervisora e fiscal do Procon Municipal de Pederneiras, Ana Cláudia de Jesus da Silva Torres.

COMO NÃO CAIR NO GOLPE

Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, e do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor.

CAÍ NESTE GOLPE. O QUE DEVO FAZER?

Quem caiu no golpe deve procurar a Delegacia de Polícia e registrar um Boletim de Ocorrência. Depois é preciso ir ao Procon para abrir uma reclamação. Isso não garante o cancelamento imediato do empréstimo.

COMO PEGAR UM EMPRÉSTIMO?

Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, o Procon avisa que empréstimos via telefone são ilegais de acordo com a Lei 17.458, de 25 de novembro de 2021. Quem precisa de empréstimo deve procurar o banco.

O Procon de Pederneiras está realizando atendimentos presenciais, sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, na Avenida Bernardino Flora Furlan, N-1630, Parque Industrial I.

No período da tarde, o Procon permanece realizando as atividades internas, audiências conciliatórias e continua com atendimento online.

PALESTRA

No dia 29 de abril, às 14h, acontecerá no Clube Renascer, em parceria com Grupo Renascer, CRAS Antonio de Conti e CRAS Cidade Nova, uma palestra e oficina sobre consumo consciente, prevenção de golpes e direito do consumidor para os consumidores idosos e usuários do CRAS.

A palestrante será Deolinda Cassia Menoni Ferreira, Tutor I e II- DC- em Direito do Consumidor pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, de Santa Cruz do Rio Pardo, e também a coordenadora do Núcleo Regional da Fundação Procon, Valéria Cunha.

Outras informações, entre em contato com o Procon Pederneiras: (14) 3284-4300 e (14) 3284-4015.

O Procon de Pederneiras fica na Avenida Bernardino Flora Furlan, N-1630, no prédio do Cejusc

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.