Rio Lençóis transborda e Defesa Civil inicia evacuação das áreas de maior risco de inundação

A Defesa Civil de Lençóis Paulista iniciou hoje, por volta das 5h, o Plano de Contingência para iniciar a evacuação de pessoas e bens materiais das áreas localizadas às margens do Rio Lençóis, que transbordou em alguns pontos. Não há motivo para pânico, mas é preciso evitar o acesso aos bairros que estão localizados nas regiões ribeirinhas como o Parque do Paradão, a parte baixa da Vila Contente e Mamedina.

De acordo com dados do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Lençóis, nas últimas 24 horas choveu 160 mm em Agudos, 150 mm em Borebi e 85 mm em Lençóis Paulista. Toda esta água das áreas rurais foi para o Rio Lençóis e nesta manhã chegou no perímetro urbano da cidade.

Como o trabalho de monitoramento é constante, ontem (30/01), a Defesa Civil do Estado (Regional de Bauru), solicitou a abertura das comportas da PCH Lençóis (usina hidrelétrica localizada no curso do Rio Lençóis, em Macatuba), com objetivo de aumentar a capacidade de drenagem das águas que o Rio Lençóis recebe a montante. O Rio Lençóis deságua no Rio Tietê, em Igaraçu do Tietê.

O Rio Lençóis, de acordo com acompanhamento feito pelas réguas de medição, não conseguiu escoar todo volume de água recebida na sua bacia, e segue aumentando o seu nível de forma lenta, mas, constantemente.

“Não há motivo para pânico, mas, é cautelar, retirar os moradores das áreas de maior exposição aos riscos de inundação, já que algumas ruas já começaram a ser ocupadas pelo Rio Lençóis”, diz nota divulgada pela Defesa Civil de Lençóis Paulista.

Com o acionamento do Plano de Contingência, órgãos públicos e privados serão contactados para iniciar a retirada das pessoas e bens materiais de forma organizada das áreas historicamente de maior risco e, se necessário após nova avaliação, de todas as pessoas localizadas em áreas de risco.

Com o solo sem capacidade de absorção, com o leito do rio fora da calha e com os reservatórios sem capacidade para receber mais chuvas, é preciso redobrar a atenção. Pois há, segundo institutos meteorológicos, chuvas leves e moderadas por toda a bacia do Rio Lençóis até amanhã.

As informações foram divulgadas em nota oficial da Defesa Civil de Lençóis Paulista, assinada pelo Sargento Gerson Gomes dos Santos.

Em áreas de maior risco de alagamento, Defesa Civil retira famílias e pertences

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.