Em Pederneiras, cavalos são encontrados sem água e comida; Prefeitura faz o resgate e Polícia investiga maus-tratos

Em ação conjunta, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras e a Polícia Civil fizeram o resgate de 5 cavalos e 1 égua que estavam em situação de maus tratos. O resgate foi feito ontem (19/01) em uma área na zona rural do Município, perto do Distrito de Santelmo.

Segundo a Prefeitura, 2 cavalos foram encontrados soltos na Avenida Ricardo Alvarez Ocampo e as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil foram até o local e encontraram os outros cavalos em uma área cercada, sem água e sem comida. Dos 8 animais encontrados no local, 2 estavam mortos e os outros 6 com sinais de desnutrição.

A Polícia Civil foi comunicada pela Secretaria do Meio Ambiente sobre as denúncias de maus-tratos.

“A situação estava lamentável. Encontramos água suja e com vermes, nenhuma ração ou cobertura para os animais se abrigarem do sol ou chuva” explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Arnaldo Boscolo.

Como também havia denúncias de que na casa do dono do cercado outros animais em situação de maus-tratos, as autoridades foram até a residência, que fica no Jardim Castelo.

Na casa, encontraram uma égua branca que, segundo a veterinária do município, estava em um local sem condições de proporcionar um bem-estar para o animal, já que ficava em um espaço muito pequeno e cimentado. Na casa, as autoridades também encontraram os ossos de um cavalo enterrados no quintal.

O dono dos animais, que não teve a identidade revelada, alega que não podia sair de casa pois estava com suspeita de Covid-19 e que teria contratado uma pessoa para tratar dos cavalos. Foi realizado um Boletim de Ocorrência como maus tratos aos animais e omissão de guarda e tutela de animais na Polícia Civil.

“Maus tratos aos animais é crime. Nós, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estamos prontos para receber essas denúncias e tratá-las o mais rápido possível, para minimizar o sofrimento dos animais de nossa cidade. A Defesa Civil teve um papel importante na ação de ontem e quero agradecer por todo o empenho em ajudar os cavalos” disse o secretário.

Os animais foram levados ao pasto da Associação São Francisco

Os animais foram encaminhados ao pasto da Associação Protetora de Animais de Grande Porte de Pederneiras “São Francisco”, que ficará encarregada de manter os cavalos alimentados e protegidos durante investigação da polícia.

Cavalos são encontrados em situação de maus tratos

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.