Segurados do INSS já podem conferir a data em que os depósitos serão feitos no próximo ano; valor do reajuste só em janeiro

Os mais de 36 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem checar a data de depósito dos benefícios ao longo de todo o ano que está chegando. O valor do reajuste só deve ser anunciado pelo Governo Federal em janeiro, quando sai o acumulado de 12 meses do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Entre janeiro e novembro, o índice que mede a inflação é de 9,36%.

Como de costume, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores.

Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos, pois a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. Para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo, vale a data que já habitualmente recebiam.

REAJUSTE

O valor exato do novo salário mínimo ainda vai ser publicado pelo Governo Federal. Em sua última previsão, o INPC, que é a referência usada para o reajuste, era de 10 %. Se a previsão for mantida o salário mínimo sobe de R$ 1.100,00 para R$ 1.210,00.

O índice final do reajuste para os aposentados que ganham acima do piso será divulgado pelo IBGE no dia 11 de janeiro, data em que sai o INPC dos últimos 12 meses. No acumulado de janeiro a novembro, o INPC é de 9,36%. No mês passado, a inflação registrou alta de 0,84%.

Acesse a tabela de pagamento de benefícios 2022 no link abaixo:

https://www.gov.br/inss/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/outras/Calendriopagamentodebenefcios3.pdf

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.