Festival da Literatura termina hoje em Lençóis com show do violeiro Junior Hartung

Termina hoje (25/11), o FILLP 2021 (Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista) com a apresentação do violeiro Junior Hartung. Na edição deste ano, o evento foi realizado de forma híbrida com transmissão pelas redes sociais.

A abertura, na noite da última terça-feira (23/11), teve homenagens à patronesse Arléia Aparecida Avelino Garcia (em memória), discursos das autoridades e show do cantor Zé Alexanddre, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.

“Que as pessoas possam ter um olhar diferenciado para a cultura, poesia, para os escritores, artesãos, para a cultura de forma geral. O significado de patronesse é padroeira, que é quem faz valer a caridade. E assim era a minha mãe. Era uma pessoa humana, caridosa e com ela eu aprendi o significado da palavra amor”, agradeceu Fabrícia Garcia, filha de Arléia.

A realização do FILLP 2021 é da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Bracell, Lwart Soluções Ambientais e apoio da Zilor Energia e Alimentos e da Secretaria de Educação e Co-produção da Canta Music.

Este ano, o FILLP está sendo realizado de forma híbrida, com atrações presenciais e atividades voltadas para as crianças. Assim como nos últimos anos, todas as crianças da rede municipal vão receber um livro autoral.

“Neste ano, lançamos mais um livro que vai chegar às sete mil crianças da rede municipal, como parte das atividades do Festival. “De Onde Vem o Meu Caderno?” explica de forma lúdica como é feito o papel e a partir dele, o caderno. E claro, não poderia deixar de agradecer à Secretaria de Educação pela parceria e aos servidores da Cultura, por mais uma vez fazerem este Festival acontecer”, destacou o Secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

O prefeito Anderson Prado agradeceu o trabalho dos servidores, as contribuições da patronesse, como patrimônio cultural lençoense, e o apoio dos patrocinadores para a realização de mais um edital. “Nossa diretriz é o trabalho pela popularização da cultura. Agradeço os patrocinadores por se fazerem presentes nas demandas culturais, esportivas e sociais. Quando apoiam a Prefeitura de Lençóis Paulista através desses projetos, estão valorizando a nossa gente”.

“Buscamos apoiar e incentivar ações que promovem a cultura em nossa comunidade. Um relevante exemplo, é o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Este espaço que amplia as oportunidades de acesso à cultura, lazer, e que permite trazer atrações culturais como o Festival Integrado de Literatura”, discursou o Gerente de Pessoas e Organizações da Zilor Energia e Alimentos, Nabor de Araújo Nogueira.

“A Lwart Soluções Ambientais é uma empresa que tem a sustentabilidade no seu DNA e nós acreditamos que sustentabilidade também parte de princípios e ações com comprometimento com o desenvolvimento social e cultural. E apoiar eventos como este vem ao encontro de tudo aquilo que está dentro do nosso propósito e da nossa essência”, complementou a Gerente de Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Soluções Ambientais, Carolina Tanese.

“O Festival que agora damos início privilegia não só a literatura, mas diversas manifestações culturais, como a dança, a música, a poesia, a contação de histórias e o teatro, reunido num único evento, de forma gratuita. A Bracell acredita na proposta e no alcance do Festival, que se alinha com a proposta de levar Educação e Cultura para transformar a vida das pessoas”, definiu o Gerente de Relações Institucionais da Bracell São Paulo, Leonardo Genofre.

Depois dos discursos de abertura, os convidados acompanharam o show do cantor Zé Alexanddre, vencedor do The Voice +. “Com muita honra aceitei o convite para participar do Festival Integrado de Literatura aqui em Lençóis Paulista, que é a Cidade do Livro, e eu sou apaixonado por literatura. Foi um prazer participar deste evento”, comentou o cantor.

VEJA A PROGRAMAÇÃO ONLINE DO FILLP 2021

25/11 (quinta-feira)

9h – Contação de histórias: Trup TRITOT, sobre o Livro “De Onde Vem o Meu Caderno?” (Eduardo Santhana, Julinho Sertão e Professor Pasquale)

10h – Palestra: A História do Ai Que Alegria (Thiago Camargo)

14h – Contação de histórias: Trup TRITOT, sobre o Livro “De Onde Vem o Meu Caderno?” (Eduardo Santhana, Julinho Sertão e Professor Pasquale)

15h – Palestra: A História do Ai Que Alegria (Thiago Camargo)

16h – Homenagem a Semana da Consciência Negra Oficina de Construção de Bonecas “Maria” (Feitas de Papel) Inspirada em Comunidades Quilombolas – Mestre Artesão Antonio Marcos

19h – Lançamento do Livro: Inclusão Escolar dos Alunos Público-Alvo da Educação Especial: Pesquisa em Ensino de Física, Química, Biologia e Astronomia – Educação em Tempos de Pandemia – Dr. Eder Pires de Camargo e Profª Selma Regina de Oliveira

20h – Show de encerramento com Junior Hartung (Raízes)

*Retirada de ingresso para o show dia 22/11, a partir das 12h, na Casa da Cultura e Teatro Municipal

prefeito Prado e familiares da patronesse do FIILP, Arléia Garcia

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.