Prefeitura corta árvores e moradores de Macatuba reclamam nas redes sociais

Na tarde da última terça-feira (19/10), a Prefeitura de Macatuba cortou 6 árvores que estavam plantadas no entorno do Almoxarifado Municipal, 5 na Rua Padre Salústio e 1 na praça da entrada do prédio. Indignados, os moradores foram às redes sociais reclamar da ação.

Segundo postagens, os moradores criticam a nova política ambiental da atual Administração que além da retirada das árvores nesta semana, também realizou a retirada de arbustos e flores de praças e cortou todos os pingos de ouro dos canteiros da avenida Coronel Virgilio Rocha. Tanto nas praças quanto nos canteiros, a retirada foi realizada há alguns meses e a vegetação não foi reposta.

Na praça do Ginásio de Esporte foram retirados arbustos e flores

Em Macatuba, legislação municipal proíbe o corte de árvores sem a autorização da Coordenadoria do Meio Ambiente. Segundo a cartilha de arborização publicada no site da Prefeitura, o corte de árvores em via pública é crime. A cartilha diz ainda que a retirada só pode ser feita se a árvore estiver doente ou causando um dano na calçada que não possa ser reparado.

Cartilha da Prefeitura diz que a retirada de árvores é crime ambiental

O Acontece na Região apurou que as árvores cortadas foram plantadas pela própria Prefeitura em uma ação promovida pelo Meio Ambiente há alguns anos.

Todas as árvores da calçada do Almoxarifado foram cortadas na última terça-feira

Questionada sobre o corte das 6 árvores, a Prefeitura respondeu, por meio de nota, que a retirada das árvores foi uma decisão da Sedurb (Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Serviços e Zeladoria) que entendeu que “elas estavam atrapalhando a acessibilidade na calçada, que tem 1,20m de largura, e também começavam a oferecer riscos à rede elétrica do local. Outra árvore retirada, esta localizada dentro do almoxarifado, danificou o muro ali existente, oferecendo risco aos moradores que por ali passam”, diz trecho da nota.

A dúvida é: se a calçada tem 1,20 m de largura porque as árvores foram plantadas? A nota também não diz nada se a ação foi autorizada pelo Meio Ambiente.

Pela espessura do caule é possível ver que as árvores cortadas eram de pequeno porte

A mesma nota informa que na próxima segunda-feira (25/10) está programado o plantio de 21 mudas de árvores, a espécie não foi informada, em “passeio público com 1,60m de largura, na rua do estádio Amadeu Artioli (defronte onde foram retiradas as outras) e atrás do almoxarifado”, informa.

A nota da Prefeitura finaliza dizendo que “o plantio destes exemplares vai ao encontro do trabalho realizado desde o início do ano pela Prefeitura de Macatuba, que vem garantindo segurança e acessibilidade aos moradores, ao mesmo passo que colabora com a sustentabilidade e o meio ambiente”.

Moradores de Macatuba foram às redes sociais criticar corte de árvores feito pela Prefeitura

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.