São Manuel lança “Projeto Enfrentar” para apoiar famílias de vítimas da Covid-19

A Diretoria de Promoção Social de São Manuel lançou esta semana o “Projeto Enfrentar” que vai oferecer apoio psicossocial aos familiares de pessoas fatalmente vitimadas pela Covid-19 no município. Esta ação, idealizada pela diretora de Promoção Social, Lílian Tedesco Fusco, com o apoio do prefeito Ricardo Salaro, surge da necessidade de se ofertar, em caráter emergencial, apoio social e psicológico de forma interdisciplinar à cerca de 150 famílias são-manuelenses que perderam seus entes queridos desde o início da pandemia.

“Prestar assistência a estas famílias é mais do que o nosso dever, é assegurar a essas quase 150 famílias condição de vivenciarem adequadamente seus lutos e enfrentarem a continuidade de suas vidas, mesmo sem a presença de seus entes tão queridos que se foram”, ressalta Lilian Fusco.

O projeto denominado “Enfrentar” acontecerá ao longo de 12 meses através de visitas domiciliares a cada uma das famílias com registros de óbitos por Covid-19. Tais visitas serão promovidas sempre por um assistente social e um psicólogo que, conjuntamente, reconhecerão as demandas específicas e atuarão, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e com o apoio da Rede Municipal de Serviços, com intervenções e encaminhamentos de acordo com as especificidades de cada núcleo familiar.

“Cada família vai receber visitas sistemáticas de um assistente social e de um psicólogo que irão realizar esse trabalho de suporte e de apoio ao longo de um ano com cada uma dessas famílias, principalmente, pensando que a grande maioria dessas famílias não conseguiu sequer despedir-se de uma forma digna de seus entes”, salienta Lílian. “Além disso, a gente vai acompanhar filhos, esposas, maridos, pais e mães que perderam não somente pessoas insubstituíveis, mas também, muitas vezes, os rumos de suas vidas”, complementa a diretora.

Para a execução do “Projeto Enfrentar” a Prefeitura de São Manuel abriu um Processo Seletivo para a contratação imediata e temporária de dois assistentes sociais e dois psicólogos que atuarão na equipe de referência do PAEFI, do CREAS de São Manuel.

Projeto Enfrentar vai atender famílias que tiveram mortes na família provocada pela Covid-19

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.