COM UTI LOTADA, PRADO ANUNCIA MAIS RESTRIÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA

Com os leitos de UTI lotados e os de enfermaria quase no limite de ocupação, o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, anunciou medidas mais restritivas nos dois próximos finais de semana com a proposta de diminuir o tráfego de pessoas nas ruas.

No boletim divulgado hoje (18/3), o índice de isolamento social é de apenas 38%. Em 24 horas, entre 17 e 18/3, foram notificados 168 novos casos da doença e 1 óbito. O índice de ocupação da UTI é de 116% e o de Enfermaria de 95%, segundo boletim de hoje (18/3).

O anúncio foi feito por meio de uma live transmitida na tarde desta quarta quarta-feira (17). Além do prefeito Prado, também participaram da live o presidente do Comitê Combate à Covid-19, Dr. Norberto Pompermayer, e o presidente da Câmara de Vereadores, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia.

Com as novas medidas, todos os estabelecimentos comerciais devem fechar as portas às 20h da sexta-feira 19 de março e assim permanecer até as 6h da manhã da segunda-feira, 22 de março de 2021. Só podem funcionar as padarias, farmácias, postos de gasolina, mercados e serviços de saúde humana e animal. A mesma regra vale para o final de semana que vem.

Os estabelecimentos do setor alimentício podem funcionar no sistema de delivery 24 horas por dia. Drive thru está proibido, bem como retirada no balcão.

No sábado e domingo as lojas deverão ficar de portas fechadas, porém está autorizado serviços administrativos, televendas e entrega de mercadorias nas casas. Não é permitida a entrega de mercadoria na porta do estabelecimento sábado ou domingo.

De segunda a sexta-feira, o comércio poderá atender os clientes como vem fazendo desde a implantação da Fase Emergencial, ou seja, atendendo no sistema delivery e drive-thru, com entrega na porta do estabelecimento, desde que uma pessoa por vez. Os comerciantes devem organizar filas, para evitar aglomeração. Haverá fiscalização por parte das autoridades através de fotos e vídeos.

Outra medida anunciada pelo prefeito está relacionada as crianças e adolescentes. Os menores de idade flagrados na rua após as 20h serão identificados e o pai, mãe ou responsável serão penalizados com infração administrativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 249 – descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar. A multa prevista é de três salários-mínimos.

A decisão foi tomada após reunião entre os poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, polícias Civil e Militar, além de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e membros do Comité de Combate à Covid.

O prefeito Prado esclareceu que não fecharia os supermercados nos fins de semana porque os lençoenses poderiam se deslocar para outras cidades, onde esse comércio estaria aberto, e que os riscos seriam ainda maiores de contágio. Ele ressaltou que nenhuma cidade fechou mercados e citou o exemplo de Botucatu que autorizou o funcionamento na sexta-feira até meia-noite e delivery no sábado e domingo. Além disso, municípios que fecharam mercados tiveram ordem de abertura pela Justiça.

Quanto a compensar os estabelecimentos que fecharão nos fins de semana, Prado anunciou que nos dias 28 de abril, aniversário da cidade, e 15 de setembro, Dia da Padroeira, a Acilpa estará autorizada a deliberar com seus associados para funcionamento normal. Para mais informações sobre as medidas, acesse o Decreto Executivo no link: https://lencois.mentor.metaway.com.br/acessos/decreto/ujyjJkOCs6kvKsr.html

Prefeito Anderson Prado de Lima e o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, Dr. Norberto Pompermayer

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.