Em Macatuba, vereador Paulo Neves denuncia descarte de entulhos em área de nascentes, no bairro Aguinha

Na sessão da Câmara dos Vereadores realizada ontem (30/08), o vereador Paulo Neves (MDB) fez uma indicação em que solicita que a Prefeitura de Macatuba tome medidas urgentes para resolver um problema de crime ambiental no Bairro Aguinha, no local da antiga horta municipal.

Paulo Neves pede providências para resolver problema ambiental na Aguinha

A área, que é de propriedade da Prefeitura, foi invadida por uma mulher que utiliza o local como depósito de material reciclável. Além de ser crime de invasão de propriedade, os materiais que não têm valor comercial estão sendo descartados dentro da mata, inclusive nas minas de água localizadas na região, como é possível ver no vídeo apresentado pelo vereador na tribuna da Casa de Lei.

Vídeo gravado pelo vereador Paulo Neves mostra o entulho e a situação da mina

“A situação está horrível e nós podemos perder a mina. O que será desta área, desta riqueza que nós temos? Aquele lugar já foi uma horta e hoje olha como está. Uma situação inaceitável. Como que pode chegar a este ponto? questionou Paulo Neves.

Foto de uma das nascentes de água na antiga horta municipal

O emedebista disse que entrou em contato com o coordenador de Meio Ambiente e foi informado de que há 2 semanas ele teria feito um laudo de caracterização ambiental e a Prefeitura está tentando uma ordem judicial para retirar a mulher de lá.

“Eu quero deixar claro que o meu posicionamento é sobre retirar o lixo da mata, da mina. Entendo que não se deve mexer nos pertences dela, mas o lixo que está na mata precisa ser retirado o mais rápido possível”, cobrou o vereador.

As críticas de Paulo Neves ganharam o apoio dos vereadores Cristiano Mendes (PL), Cleiver Reis (PV), Eloízio Abel (PTB) e Leandro Fogaça (PODE) que reiterou a necessidade de ordem judicial para a retirada da mulher e lembrou que é lá que os caminhões pipa são abastecidos com água.

“Tem coisa que a gente não entende porque se a gente deposita lixo na porta de casa ou em uma praça a gente é punido. A Prefeitura tem que limpar, separa o que é pertence e tira o que é lixo”, cobrou Cristiano Mendes.

Com forte atuação nas questões ambientais, o vereador Cleiver Reis disse que estava muito triste vendo as imagens e que no primeiro semestre fez um levantamento e encaminhou ao responsável pelo Meio Ambiente. “Eu estava aguardando uma resposta, mas não imaginava que estava deste jeito. Eu esperava uma atitude. Isso não é só aí, está na cidade toda. É um descaso com o meio ambiente, a Vila do Saber está abandonada”, criticou.

Lixo está espalhado na mata

Eloízio Abel falou que ouve relatos há meses e que a limpeza precisa ser urgente. “Isso é crime, está virando um lixão. Nós temos que zelar pelas nascentes, mapear as nascentes e as minas e preservar os locais”, disse.

O Portal de Notícias Acontece na Região entrou em contato com a Prefeitura de Macatuba para saber quais ações serão tomadas. Assim que a informação chegar o texto será atualizado.

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Macatuba informou que o setor jurídico entrou com uma Ação de Reintegração de Posse no dia 9 de agosto e informou o número da ação para consulta dos moradores: 1000691-36.2021.8.26.0333.

“A medida é necessária para que tudo seja feito dentro da lei, inclusive a retirada dos pertences do cidadão. Vale a pena ressaltar que a Coordenadoria de Meio Ambiente de Macatuba já avaliou a situação do local e emitiu um laudo, que foi anexado na ação acima citada”, finaliza a nota enviada hoje (01/09) ao Acontece na Região.

*Notícia atualizada no dia 01/09/2021, às 9h39

Antiga horta municipal, área que pertence à Prefeitura virou depósito de entulho

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.