Região tem madrugada mais fria dos últimos 20 anos

A forte massa de origem polar que atua sobre o Estado de São Paulo fez com que fossem registradas as temperaturas mais baixas dos últimos 20 anos na região de Bauru. Segundo os termômetros do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp, Bauru registrou 2,1º por volta das 7h de hoje (29/07), menor temperatura da série história dos últimos 20 anos.

A madrugada foi mais fria e registrou temperaturas abaixo de zero nos municípios do entorno de Bauru com geadas nas áreas urbanas e rurais. Segundo o Ipmet, a temperatura máxima nesta tarde fica entre 14º e 15º com unidade do ar na casa de 30%.

A microrregião de Lençóis Paulista registrou geadas e temperaturas abaixo de zero em vários municípios. A onde de frio segue nos próximos dias e tem previsão de mais geada na madrugada de quinta para sexta-feira.

Segundo informações da regional de Bauru da Defesa Civil do Estado de São Paulo, os municípios de Duartina e Cabrália Paulista registraram as temperaturas mais baixas da região: 2º negativos.

Cabrália Paulista registrou temperatura de -2º na madrugada

Lençóis Paulista, Agudos, Borebi e Macatuba registraram temperatura de 1º negativo. Em Pederneiras foi de 1,2º negativo e Barra Bonita de 0,9º negativo. Estes dados são da Defesa Civil.

Na região rural de Lençóis Paulista, termômetros registraram -2º nesta madrugada

Mas quem saiu cedo para trabalhar, percebeu uma camada de gelo nos veículos e nas plantas. Na área rural, a geada atingiu as lavouras de toda região, mas ainda não é possível saber a extensão do prejuízo.

Em Lençóis Paulista, na região do Rio Claro, os termômetros marcaram 2º negativos e a camada de gelo sobre a lavoura de cana-de-açúcar mostra que a geada vai trazer sérios prejuízos, lembrando que esta madrugada tem previsão de temperaturas mais baixas ainda.

Cana atingida pela geada na região do Rio Claro, em Lençóis Paulista

Em Macatuba, os carros amanheceram com uma fina camada de gelo. Na lavoura, a situação também é preocupante.

Morador de Macatuba, Fernando Daré registrou a camada de gelo sobre o carro ao amanhecer de hoje (29/07)

Para amanhã, o Climatempo prevê a mínima de 1º negativo na região de Lençóis Paulista e com previsão de mais geadas. Não tem previsão de chuvas e a umidade do ar segue baixa.

O frio intenso fez com que a Defesa Civil do Estado intensificasse o trabalho de prevenção, principalmente junto aos moradores de rua. Na região de Bauru, foram estabelecidas várias ações nos municípios.

A orientação da Defesa Civil é que todos se mantenham atentos às próximas duas madrugadas, dando atenção aos grupos de pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos, pessoas com problemas respiratórios e também aos animais domésticos.

Outra orientação importante é para que não se faça o uso do fogo na limpeza de terrenos e chácaras porque isso pode agravar a saúde de muitas pessoas e piorar a situação climática. Atear fogo em vegetação é crime ambiental.

Lavoura de cana coberta pelo gelo, em Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.