“Eu nem dormi esta noite de tanta alegria”, diz Manezinho sobre a liberação da pavimentação da SP-261

O vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, foi pego de surpresa com o anúncio da pavimentação dos 50 quilômetros que separam Lençóis Paulista de Águas de Santa Bárbara pela rodovia SP-261. Desde que entrou na vida pública, em 2.000, ele trabalha para que a estrada seja asfaltada.

“Eu estou muito emocionado, contente e nem consegui dormir esta noite. É um trabalho de muitos anos prestes a se concretizar. Estou muito feliz mesmo, muitas pessoas me ligaram e eu só tenho a agradecer a Deus, aos meus amigos que me ajudaram e acreditaram que era possível e também aos que não acreditaram porque isso me motiva”, disse Manezinho ao Acontece na Região.

A pavimentação vai interligar as rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco e duas importantes microrregiões do Estado de São Paulo. Do ponto de vista econômico vai facilitar o escoamento de produtos agrícolas, com destaque para a madeira e a laranja, e também abrir caminho para o turismo regional. Além disso, a estrada vai dar acesso mais rápido para importantes polos regionais de educação e saúde como, por exemplo, Bauru, Jaú e Botucatu.

“A gente saiu do teatro e fomos almoçar na Prefeitura, no gabinete do Prado (prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima). Eu dei um jeitinho e ‘cantei’ ele para fazer a estrada, entreguei um ofício e falei do trabalho e da importância da pavimentação. Ele saiu de lá e no trajeto para Jaú ligou para a equipe dele e decidiu fazer. Depois já ligou para o Prado e deu a notícia. Eu quero agradecer o prefeito Prado e os deputados Arnaldo Jardim e Vinicius Camarinha, eles foram essenciais para que a pavimentação fosse liberada”, enfatizou o vice-prefeito de Lençóis Paulista.

Em julho de 2017 foi criada a Frente Parlamentar Regional com o objetivo de pleitear o asfaltamento da referida estrada. O trabalho foi liderado por Manezinho, então presidente da Câmara de Lençóis Paulista, e Fábio Glaser, presidente do Legislativo de Águas de Santa Bárbara.

A Frente Parlamentar ganhou corpo e hoje representa 60 municípios paulistas que integram a Amcesp (Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo) e da Amvapa (Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema).

De 2017 a 2021 foram muitas audiências com o Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa. A Frente Parlamentar liderada por Manezinho seguiu cobrando a obra e neste ano viu que o sonho poderia virar realidade já que o cenário econômico e político estava favorável.

Em 2017, Manezinho e Prado participaram de audiência na Alesp

Com a instalação da maior empresa de celulose da América Latina em Lençóis Paulista e plantando eucalipto por toda região, ter uma estrada em péssimas condições dificulta o escoamento da produção.

Do ponto de vista político, o governador João Dória se coloca como pré-candidato à Presidência da República e anuncia R$ 9 bilhões em investimentos no Estado, uma boa parte em estradas.

Ou seja, em toda esta trajetória de busca pela pavimentação do trecho da SP-261 que liga as duas cidades, este era o melhor cenário em décadas.

No mês de junho, a Frente Parlamentar se reuniu com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Paulo Cesar Tagliavini, para mais uma vez expor a importância da estrada e pedir a pavimentação.

O encontro contou com a presença do deputado estadual e líder do Governo na Alesp, Vinícius Camarinha (PSB), que viabilizou a reunião, e de Sérgio Murilo, chefe de gabinete do deputado federal Arnaldo Jardim (CIDA), que também está envolvido nas tratativas pelo asfaltamento da via. A Frente Parlamentar estava representada pelos prefeitos Anderson Pinheiro de Góes, o Chiquinho (Borebi) e José Roberto Santinoni Veiga, o Betinho (Coronel Macedo), que também é presidente da Amvapa (Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema), pelos vice-prefeitos Manezinho (Lençóis Paulista) e Claudinei Moraes (Macatuba) e o vereador João Carlos da Silva, o João Bala (Águas de Santa Bárbara).

O superintendente do DER entendeu a importância da solicitação e se comprometeu a fazer a contratação do projeto executivo, primeiro passo para que a obra saia do papel. Esta reunião ocorreu no dia 9 de junho e o anúncio do governador foi no dia 1º de julho, conforme divulgado ontem. Segundo o anúncio do governador, as obras começam em setembro.

Rodovia SP-261 liga Lençóis Paulista a Águas de Santa Bárbara

Matéria relacionada: https://www.acontecenaregiao.com.br/2021/07/01/manezinho-pede-de-novo-e-doria-libera-pavimentacao-da-estrada-que-liga-lencois-a-aguas-de-santa-barbara/

Na foto, o deputado Vinicius Camarinha brinca e diz ao governador que Manezinho pede a estrada há 3 mil anos

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.