Câmara instala CEI para apurar irregularidades no novo cemitério de Macatuba

A Câmara de Vereadores de Macatuba aprovou na sessão da última segunda-feira, 28 de junho, um requerimento para que seja instaurada uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades nas obras do Cemitério Parque “Recanto da Paz”. O requerimento foi aprovado por 10 dos 11 vereadores, apenas Sebastião Candido de Moraes (PL), o Tião da Laranja, votou contra.

O presidente da Câmara, Julio Cesar Saes (PTB), explicou que o requerimento foi aprovado, mas que a instauração da comissão especial de inquérito vai ser feita em agosto, no retorno do recesso, e que por enquanto é muito cedo para se falar em supostas irregularidades.

“A gente precisa montar a comissão e apurar. Mas entendo que neste momento a manutenção básica precisa ser feita e encaminhei um ofício ao prefeito. A gente precisa amenizar a dor das pessoas que perderam seus entes queridos”, falou ao Portal de Notícias Acontece na Região. Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

A lista de manutenção solicitada pela Câmara de Vereadores é a mesma dos familiares que buscam por uma solução. Maria Luiza Caversan Pafetti ficou indignada com a situação do cemitério em que sepultou sua mãe e disse que além da falta manutenção, a obra está inacabada e sem água.

“O novo cemitério tem vários problemas e eu e minha família só ficamos sabendo quando chegamos para sepultar minha mãe. A minha família está indignada e protocolamos uma denúncia no Ministério Público e na Câmara pedindo que os problemas sejam resolvidos. Estamos fazendo isso não só pela nossa família, mas por todos os familiares das pessoas que estão sepultadas lá. O cemitério precisa ter condições de uso, ter uma pessoa lá cuidando”, disse a moradora.

O Acontece na Região esteve no novo cemitério ontem (30/06) que segue fechado e fez imagens do lado de fora. Uma das reclamações é sobre as lápides que não estão padronizadas e ficam soltas. A falta de grama após o sepultamento também está visível conforme se ver no vídeo abaixo:

A lista de reclamações inclui ainda a falta de água potável, os banheiros em condições de uso, limpeza, plantio de grama, que o cemitério fique aberto e que tenha uma pessoa para cuidar do local, dentre outras demandas já que os sepultamentos vão continuar ocorrendo no cemitério parque.

O prefeito Anderson Ferreira disse que tem um plano de ação imediato para que o novo cemitério receba mais atenção com a manutenção para que o local fique limpo e organizado.

“Vamos dar condições de uso aos familiares e até o final deste ano espero que o velório esteja finalizado, mobiliado e tudo resolvido. Os problemas estruturais a gente vai tratando com a engenharia”, explicou.

Segundo o prefeito de Macatuba, o setor técnico de engenharia detectou desconformidade entre a obra e o projeto e por conta disso foi aberta uma sindicância e até que esta parte não esteja concluída a Prefeitura não pode mexer no local para não perder a garantia da obra. Confira a entrevista com o prefeito no vídeo abaixo.

PROBLEMA POLÍTICO?

A abertura da CEI do Cemitério não é vista pelo prefeito e nem pelo presidente da Câmara de Vereadores como um problema político entre Executivo e Legislativo.

“Entendo que podemos fazer um trabalho conjunto para apurar se teve algum dano ao erário público. A sindicância é puramente técnica e acho que não vamos ter problemas. Eu estou preocupado com o assunto pois temos a necessidade de realizar sepultamento no novo cemitério porque não há vagas no antigo, mas vamos resolver isso o mais breve possível”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

O presidente da Câmara entende que a CEI vai agilizar para a resolução do problema do cemitério e não deve atrapalhar a relação política entre os dois poderes. “Nós queremos sanar o problema o mais rápido possível, a rotatória já está licitada também. No mais, estamos com uma câmara renovada e os vereadores trabalhando muito. Fizemos mais de 200 indicações e 9 projetos do Legislativo já viraram lei. Mas não é só isso, os vereadores estão atrás de emendas para dar solução para a Prefeitura. Macatuba já recebeu mais de R$ 3 milhões verbas só neste semestre”, enfatiza Julio Saees.

SAIBA MAIS

O Cemitério Parque “Recanto da Paz” foi inaugurado em 30 de dezembro de 2020 e os primeiros sepultamentos foram feitos em janeiro uma vez que o Cemitério Municipal está com sua capacidade esgotada.

Além da falta de manutenção, outros pontos estão em discussão como a falta de água e a rotatória de acesso que não está concluída.

As supostas irregularidades estão sendo apuradas pela Prefeitura de Macatuba, pela Câmara de Vereadores e pelo Ministério Público.

Prefeito Anderson Ferreira disse que vai agilizar para que novo cemitério tenha condições de uso

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.