Casados, Vanessa e Anderson são professores na AMU

Professores na AMU, Anderson Mistreta perdeu a visão aos 17 anos e foi aí que conheceu Vanessa Bis que já atuava em projetos para cegos.

A história de amor de Vanessa Bis e Anderson Mistreta começou após um grave acidente de carro em que ele perdeu a visão.

Vanessa e sua mãe, dona Aparecida, tinham um projeto em uma escola de Igaraçu do Tietê e ao saberem do caso foram até a casa de Anderson.

“Foi aí que eu retomei minha vida, voltei a estudar, fiz especialização em computação adaptada para poder fazer a faculdade de direito que tem livros gigantescos. Nesse caminho eu conheci a Vanessa, nos apaixonamos, nos casamos, temos 2 filhos e estamos aqui dando aula aos alunos da AMU”, conta Anderson Mistreta.

Pelo resumo, a história pode parecer simples, mas né é. Ele conta que tinha 17 anos quando sofreu o acidente, perdeu a visão e teve que recomeçar.

“Eu era um adolescente como qualquer outro, mas a deficiência visual foi um marco na minha vida. Eu comecei a ver a vida de outra forma, tive que me readaptar, mas me sinto realizado porque consegui sucesso na minha vida profissional e matrimonial”, analisa Mistreta.

Anderson Mistreta é professor em Igaraçu do Tietê, Barra Bonita e Lençóis Paulista, advogado e colaborador da Unimed de Jaú onde exerce a função de encarregado de dados.

Vanessa Bis é professora do Estado e atua em projetos com pessoas portadores de deficiência visual há muitos anos.

Ela destaca a importância do trabalho feito pelo Vida Iluminada e convida para que as pessoas que estão passando por problemas que conheçam o trabalho feito pela AMU.

“Se você está nos assistindo e conhece alguém com deficiência visual, pode estar indicando aqui para nós, não tem limite de idade. A gente oferece a alfabetização em braile, orientação e mobilidade para pessoas que nasceram cegas ou que perderam a visão, como é o caso do meu esposo”, explica Vanessa Bis.

AMU oferece atendimento de graça

A AMU é um dos braços sociais da Unimed Lençóis Paulista e é constituída pelas esposas dos médicos e colaboradoras da cooperativa médica.

O Programa Vida Iluminada tem 20 anos e beneficia dezenas de pessoas deficiência visual em Lençóis Paulista e Macatuba, independente de possuírem plano de saúde com a Unimed.

O Vida Iluminada oferece aulas de informática, música, locomoção com bengala, artes e leitura em braile às quartas-feiras e aos sábados.

A Unimed Lençóis disponibiliza o lanche durante as aulas, uma cesta básica a cada assistido e o transporte para as atividades.

“O programa Vida Iluminada vai além de ensinar habilidades. Ele ilumina vidas, proporcionando independência, inclusão e oportunidades para nossos alunos”, diz a presidente da AMU, Vânia Carraro.

Para o presidente da Unimed Lençóis, Dr. Francisco Antonio Grillo, o Vida Iluminada reflete o compromisso com a inclusão e a valorização das habilidades únicas de cada indivíduo. “É uma celebração da diversidade e do talento que transcende as barreiras visuais”, destaca.

Confira a entrevista completa:

Veja como se inscrever na AMU

A AMU de Lençóis Paulista atende pessoas com baixa visão ou cegas, de todas as idades.

O atendimento é de graça e a pessoa assistida não precisa ter plano de saúde da Unimed Lençóis ou qualquer outro.

O Vida Ilumina atende às quartas-feiras à noite e aos sábados de manhã na sede da AMU que fica na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 682 , Centro de Lençóis.

Outras informações pelo telefone/WhatsApp: (14) 99648-3133.

.

Deficientes visuais são atendidos na AMU de Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.