Câncer de próstata precisa ser detectado no início, diz médico

Médico urologista, Dr. Daniel Molinar fala da importância de os homens realizarem os exames de detecção do câncer de próstata.

O câncer de próstata é uma das doenças que mais matam os homens.

E a detecção precoce é a única maneira de ter sucesso no tratamento, já que na maioria dos casos o tumor não apresenta sintomas.

Médico urologista, o Dr. Daniel Molinar fala sobre a próstata e sua função no corpo humano e de como exames simples podem detectar alterações.

“A incidência do câncer de próstata vem aumentando vertiginosamente, hoje, entre os cânceres, é o segundo que mais mata entre os homens, só perdendo para o câncer de pele. Neste mês de novembro o que importa é detectá-lo logo no início, porque as chances de cura são muito, muito grandes”, explica o médico que é cooperado da Unimed Lençóis Paulista.

Dois exames são fundamentais para a detecção do câncer de próstata porque mostram se o órgão apresenta alguma alteração.

Um é o exame de sangue PSA e o outro é o toque digital.

A indicação é de que os homens realizem os exames a partir dos 45 anos, mesmo que não tenha um histórico familiar de casos de câncer.

O câncer de próstata, não tem prevenção. O médico diz que é preciso fazer a detecção precoce para que o tratamento possa ser feito com sucesso.

Outra dica é ter hábitos saudáveis.

“A questão envolve hábitos saudáveis como a prática de atividade física, não fumar, beber moderadamente, se alimentar de uma maneira bem regrada. Até pouco tempo se falava muito em questão da comida, da gordura. Não é bem assim. Hoje, o que está matando entre aspas as pessoas, é o excesso de açúcar, carboidrato e os alimentos multiprocessados”, avalia o médico.

Confira abaixo a entrevista completa:

Médico urologista, Dr. Daniel Molinar fala sobre câncer de próstata

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.