Zilor apresenta espetáculo infantil em Lençóis e Macatuba

O espetáculo “Isso é coisa de criança”, da Cia Truks, será apresentado nas escolas públicas de Lençóis Paulista e Macatuba

Com patrocínio da Zilor Energia e Alimentos, a Cia Truks traz para Lençóis Paulista e Macatuba o espetáculo infantil “Isso é Coisa de Criança”.

Serão 16 apresentações e 2 oficinas, uma direcionada aos educadores e a outra aos pais e filhos, até o dia 14 de novembro.

A peça traz histórias e imagens saídas da imaginação infantil garimpadas durantes as oficinas da Cia Truks em seus 33 anos de atividades.

Além das apresentações nas escolas (veja o cronograma abaixo), o Teatro Municipal “Renata Lycia dos Santos Ludovico”, em Macatuba, recebe 2 apresentações no dia 11 de novembro abertas ao público, às 14h e 18h.

A Zilor Energia e Alimentos patrocina o espetáculo infantil por meio do Pronac, Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Espetáculo nasceu da imaginação das crianças

O espetáculo “Isso é Coisa de Criança” nasceu da vontade da Cia Truks de criar uma peça que fosse feita apenas e tão somente a partir de cenas criadas por crianças.

Após dezenas de oficinas em vários Centros de Acolhimento, o espetáculo foi concebido com o objetivo de materializar as ideias e imagens criadas pelas crianças em seus exercícios cênicos.

“Uma vez precisei de um jacaré para contar uma história. A gente pode precisar de um urso, um leão ou um elefante… Naquele dia eu precisei de um jacaré! E como eu não tinha um jacaré, uma criança de seis anos pegou um jacaré para mim. Ele poderia ter pegado um urso, um leão ou um elefante. Mas como eu precisava de um jacaré, ele me deu, ora essa, um jacaré! Levantou-se do seu lugar, caminhou até a mesa da professora e pegou o grampeador de papéis que estava ali. Entregou-me o grampeador e disse: ‘Toma o seu jacaré! E agora você já pode contar a história dele!’, conta Henrique Sitchin, diretor da montagem.

Dentro deste conceito, a peça traz um bule que produz o suco que a imaginação mandar, um ballet de peixes sapatos, o menino que pulava até as nuvens, entre tantas outras bonitas propostas das crianças que resultaram em cenas incríveis, pela riqueza criativa, humor e poesia.

“Escolhemos uma pequena parte das histórias, eram muitas, e as trouxemos para o palco. Percebemos depois que tudo isso é uma grande homenagem às crianças. A todas elas. Aquelas que o são aqui e agora, e aquelas ainda vivas nos adultos. Sim, todos nós as temos as crianças ‘aqui dentro’. Esse espetáculo é para todas essas crianças… As que se pode ver, e as que se pode sentir por dentro”, conclui Sitchin.

Confira as apresentações

LENÇÓIS PAULISTA

13/11 – 10h e 14h

EMEIF Irma Carrit

14/11 – 10h e 14h

EMEF Helder Paccola

* Oficina das 17h45 às 19h45

MACATUBA

08/11 – 10h e 14h

E.M. Waldomiro Fantini

09/11 – 10h e 14h

E.M. Odila Galli Lista

* Oficina das 18h às 20h

10/11 – 10h e 14h

CAIC Cristo Rei

11/11 –14h e 18h

Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico

*Oficina às 15h30 aberta ao público

Oficinas são direcionadas aos educadores e pais

Além das apresentações, a Cia Truks oferece 2 oficinas, uma direcionada aos educadores e a outra aos pais.

A Oficina de Teatro de Objetos para Educadores será realizada no dia 9 de novembro em Macatuba, às 18h, e no dia 14 de novembro em Lençóis, às 17h45.

A oficina vai oferecer aos participantes condições e instrumentais para que possam ‘jogar’ em cena com objetos de uso diário, criando situações ou enredos ora poéticos, ora divertidos e, certamente, muito originais, a exemplo do que fazem rotineiramente as crianças.

Nessa oficina é feita uma série de “provocações criativas” que almejam extrair dos participantes as suas fantasias, resoluções criativas para conflitos e novas formas de uso de linguagens, criando as suas cenas particulares, sempre em um clima de jogo e brincadeira, de forma que depois possam aplicar a vivência com seus alunos e ou grupos teatrais.

Todo o processo é baseado no Projeto Isso é Coisa de Criança, empreendido pela Cia Truks entre 2016 e 2017. Na ocasião, o grupo ministrou essas mesmas oficinas para crianças, experiência que também será compartilhada com os educadores.

No dia 11 de novembro, às 15h, em Macatuba, entre as duas sessões abertas ao público no Teatro Municipal será ministrada a oficina Teatro de Objetos para Pais e Filhos, um jogo teatral que permite a criação de cenas inusitadas, criativas e originais.

A ideia é construir uma nova relação do ator com o objeto que por sua vez deixa de ser adereço de cena para transformar-se em um símbolo ou uma criatura viva.

Um grampeador de papéis pode ser um jacaré feroz, um borrifador de água pode ser um camelo prestes a atravessar um grande deserto, algodões podem ser pintinhos, um chapéu preto pode ser uma bruxa má e assim por diante.

A oficina irá oferecer aos participantes a possibilidade de desenvolvimento de uma série de jogos muito divertidos, feitos com objetos de uso diário, além de promover uma bonita interação entre pais e filhos, através do brincar, que reforça sobremaneira os seus laços afetivos.

Saiba mais sobre a Cia Truks

A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação com 33 anos de atividades e mais de 9 mil apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros.

A companhia coordenou o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, espaço de referência desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br.

Saiba mais sobre a Zilor

A Zilor atua há 77 anos promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá, cidades localizadas no estado de São Paulo, onde a Companhia possui unidades produtivas. A parceria e a proximidade com as comunidades é um dos pilares da longevidade e sustentabilidade do modelo de negócio da Zilor.

Conforme as diretrizes da Política de Investimento Social Privado (ISP), os investimentos sociais apoiam projetos que fortaleçam a educação, a cultura e o esporte, por meio de recursos próprios e incentivados que visam contribuir para a estruturação de iniciativas que priorizem uma transformação local com resultados sustentáveis de longo prazo e que promovam melhoria de oportunidades e de qualidade de vida.

Desde 2007, a Zilor utiliza recursos via leis de incentivo fiscal para beneficiar especialmente crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

Zilor apresenta peça infantil em Lençóis e Macatuba

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.