Procurem a UPA de Lençóis em casos graves, pede médico

Em reforma, UPA de Lençóis altera atendimento e médico pede que moradores busquem a unidade em casos de urgência.

A UPA de Lençóis Paulista está passando por reforma e ampliação e nos próximos 90 dias a obra vai mudar a rotina de atendimento.

A orientação da Secretaria de Saúde é para que a população use o serviço nos casos mais graves e use os postos de saúde.

Em Lençóis, o atendimento nos postos de saúde que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados, das 7h às 11h.

Médico responsável pela UPA de Lençóis, o Dr. Henrique Heber explica que a prioridade será sempre os casos mais graves e que o atendimento para outras doenças vai ter um tempo maior de espera.

“A UPA tem como prioridade atender as doenças que precisam do socorro imediato como as doenças cardíacas ou doenças neurológicas. As queixas básicas devem ser tratadas na rede de saúde. Claro, que vamos atender, mas a espera pode ser grande já que seguimos uma classificação”, explica o Dr. Henrique Heber.

O médico também ressalta que a UPA de Lençóis faz o atendimento imediato e não para diagnóstico e que nestes casos o atendimento dos postos de saúde é melhor e mais rápido.

Confira a entrevista completa:

Reforma da UPA de Lençóis vai até dezembro

A reforma e ampliação da UPA de Lençóis vai custar R$ 2,2 milhões, sendo que R$ 1 milhão é do Governo do Estado e o restante sai dos cofres do Município.

A obra tem previsão de ser entregue em dezembro deste ano. A parte de construção está sendo finalizada e a partir de agora começa a interligação com o prédio já existente.

“Vamos ampliar as acomodações, separar os ambientes com salas para psiquiatria e pediatria e melhorar a acomodação para toda a população para evitar das pessoas ficarem nos corredores”, explica Ricardo Conti, secretário de Saúde de Lençóis Paulista.

A ampliação está sendo realizada na área anexa, localizada na rua Sete de Setembro, utilizada com outras finalidades, como estacionamento.

A construção de consultórios, salas de atendimento e recepção vai oferecer um atendimento melhor aos pacientes.

E isso tudo está sendo feito com a UPA de Lençóis em funcionamento, por isso, a preocupação para que sejam direcionados à unidade apenas os casos mais graves.

Postos de saúde funcionam até às 22h

Em Lençóis Paulista, todos os postos de saúde funcionam das 7h às 22h de segunda a sexta-feira e das 7h às 13h aos sábados.

O secretário de Saúde de Lençóis explica que os postos têm médicos todos os dias com consultas por livre demanda, ou seja, sem agendamento.

“Nós temos médicos no período da manhã e no período noturno com atendimento de livre demanda, inclusive aos sábados. Ampliamos a rede para que as pessoas procurem as unidades de saúde primeiro ao invés de vir direto na UPA”, esclarece.

O Dr. Henrique Heber ressalta que os médicos dos postos de saúde também fazem o encaminhamento para a UPA nos casos mais graves.

“Pode acontecer de alguém chegar um pouquinho mais grave numa unidade básica e o médico encaminhar para a UPA e a gente vai ter a noção de que é uma pessoa que precisa de uma atenção maior”, avalia o médico.

Ricardo Conti e DR. Henrique Heber falam sobre atendimento na UPA

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.