Estrangeiro: a história de um garoto que perdeu a visão e ganhou o mundo

A Dica Literária do Acontece na Região desta semana apresenta o livro ‘Estrangeiro’, de Eder Pires de Camargo, que traz à tona as superações de um menino que aos 14 anos perdeu a visão e escolheu deixar o fundo da sala de aula e as dificuldades de lado para ganhar o mundo e se tornar um dos mais respeitáveis professores de Física no Brasil e no Exterior.

O livro traz várias nuances da vida do autor, mas também reflexões importantes sobre como é ser cego dentro de uma sociedade que se estruturou a partir daquele que vê.

Em entrevista ao Acontece na Região, Eder Pires de Camargo conta que o livro mescla humor ácido, dramas e crônicas e que é formado por capítulos independentes que se completam.

Mais do que narrar a sua vida, o autor defende as minorias e mostra que o sujeito que não enxerga é uma pessoa que tem voz, tem potencial e tem capacidade frente ao sujeito que tem visão e se coloca em uma posição superior. “Eu não concordo com isso e faço esta crítica também sob outros aspectos que não só a hegemonia do vidente sobre o cego, mas do homem sobre a mulher, do branco sobre o negro. Eu faço esta reflexão e este contraponto no livro”, conta.

Capa do livro ‘Estrangeiro”, que está em sua terceira edição

No vídeo, Eder Pires de Camargo fala do seu trabalho como professor e pesquisador e de como este trabalho impacta na vida das pessoas cegas, surdas e autistas que precisam aprender Física nas salas de aula. “Nós somos pessoas diferentes. A sociedade não se constitui na homogeneidade e, sim, na diferença”, fala.

O livro Estrangeiro está na terceira edição e foi publicado pela Editora Encontrografia (https://encontrografia.com/). O exemplar custa R$ 50 com o frete incluso. A compra pode ser feita pela editora ou direto com o autor pelo e-mail: eder.camargo@unesp.br.

Confira abaixo entrevista na íntegra.

SOBRE O AUTOR

Eder Pires de Camargo é graduado em Física com mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre docência em Física. É professor e pesquisador da Unesp de Ilha Solteira e professor orientador na Unesp de Bauru e na USP.

Eder é autor de outros 6 livros que são resultados dos seus trabalhos de pesquisa sobre a inclusão dos cegos e pessoas de baixa visão no ensino da Física. O sétimo livro deste segmento será lançado ainda este ano. Estrangeiro é o único em que Eder aborda sua vida pessoal.

Eder Pires de Camargo é livre docente na Unesp de Ilha Solteira e autor de 7 livros publicado; um novo livro será lançado neste ano

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.