Lwart firma compromisso de governança climática e dá uma guinada nos negócios

A Lwart Lubrificantes foi fundada em 1975 com a premissa que nada se perde, tudo se transforma. E foi assim que a empresa da Família Trecenti iniciou o negócio de rerrefino de óleo automotivo usado. Quarenta e seis anos depois, é a primeira e única rerrefinadora de óleo usado da América Latina a produzir óleo básico do Grupo II e uma das 30 principais empresas do Brasil a assinar o documento “Neutralidade Climática: Uma grande oportunidade” que vai contribuir com a transição para a economia de baixo carbono e influir diretamente na pauta de governança climática no País.

No ano passado, a empresa passou a se chamar Lwart Soluções Ambientais e entrou em outro nicho do mercado automotivo que é a gestão de resíduos sólidos. Ou seja, além de reciclar o óleo usado, a empresa hoje coleta, destina e transforma estopas, filtros, embalagens de óleo lubrificante e demais produtos desse setor em novos produtos. Ou seja, mantém a essência dos seus fundadores de que nada se perde, tudo se transforma.

Essa guinada nos negócios em 2020 recebeu um investimento de R$ 47,2 milhões e colocou a Lwart Soluções Ambientais como uma das mais importantes empresas deste segmento no Brasil e no Mundo.

O Portal Acontece na Região entrevistou a gerente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Lwart Soluções Ambientais, Laura Camara. A empresa tem hoje 850 funcionários, coleta 200 milhões de litros de óleo usado em 17 pontos de coleta que atendem 3.300 municípios com uma carteira com mais de 45 mil clientes. Quando o assunto é responsabilidade socioambiental, a empresa é conhecida por fomentar e executar importantes trabalhos nas comunidades em que está inserida.

Confira a entrevista na íntegra:

Portal AR– A Lwart Lubrificantes nasceu em 1975 e no ano passado mudou sua identidade para Lwart Soluções Ambientais. Além da coleta e rerrefino de óleo automotivo, a empresa oferece novos serviços? Quais?

Laura Camara – Sim, a Lwart Soluções Ambientais, além da coleta e rerrefino do óleo lubrificante usado, iniciou no ano passado a gestão de resíduos pós-consumo. Isso significa que passamos a oferecer a solução completa para coletar, destinar e transformar resíduos pós-consumo do setor automotivo, como estopas, filtros, embalagens de óleo lubrificante e demais produtos desse setor. Até por isso, a Lwart passou por uma grande transformação institucional, mudamos o nome e reafirmamos o nosso compromisso com as práticas sustentáveis e de economia circular. A empresa, que antes chamava Lwart Lubrificantes, passou a se chamar Lwart Soluções Ambientais.

Portal AR – O óleo manufaturado na Lwart é vendido para as empresas que produzem e vendem os óleos automotivos no varejo. Neste processo de mudanças, a Lwart pensa em ter uma marca própria?

Laura Camara – Não temos isso neste momento. A proposta da Lwart é ser a solução ambiental para resíduos pós-consumo, como óleo lubrificante usado e demais materiais sólidos. Esse trabalho iniciou há 46 anos e, desde então, a Lwart vem se aprimorando em práticas sustentáveis para aperfeiçoar a atividade e oferecer à sociedade possibilidade de consumo consciente dos recursos, sem causar danos ao meio ambiente.

Portal AR – Desde sua fundação, a Lwart tem no seu DNA a preservação ambiental já que o seu negócio é o rerrefino de óleo automotivo usado. Neste mês, a empresa assinou o documento “Neutralidade Climática: Uma grande oportunidade” junto com outras 30 importantes empresas que atuam no Brasil. Qual a importância de apoiar esta iniciativa e na prática como isso funciona?

Laura Camara – A Lwart tem como modelo de negócios a economia circular, por isso, além de contribuir com a transição para a economia de baixo carbono, o nosso negócio contribui diretamente na pauta de governança climática. O setor produtivo deve ser protagonista nessa agenda e direcionar esforços e planejamento estratégico para desenvolver soluções voltadas às necessidades da sociedade seguindo a lógica circular e regenerativa da natureza. Para a Lwart Soluções Ambientais, assinar esse acordo é reafirmar os nossos princípios sustentáveis para proporcionar um futuro com mais qualidade de vida.

Portal AR -Lençóis Paulista comemorou seus 163 anos de emancipação político-administrativo em meio a pandemia do novo coronavírus que assola o Brasil e o Mundo. Os indicadores econômicos do Município mostram que a economia local segue fortalecida. A Lwart tem previsão de novos investimentos e ampliação no curto e médio prazo? Quais?

Laura Camara – Em 2020, investimos cerca de R$ 47,2 milhões, cujo investimento proporcionou também a alteração da nossa planta em Lençóis Paulista para realizarmos a gestão dos resíduos pós-consumo. Além da aquisição e adaptação da nova frota e para o andamento de outros projetos dentro da fábrica. Nossa expectativa é conseguirmos ampliar nossa capilaridade de atuação com a coleta e destinação adequada dos resíduos pós- consumo, o que certamente nos levará a mais investimentos.

Portal AR – Quais as principais ações para a comunidade lençoense na questão socioambiental?

Laura Camara– No ano de 2020, investimos mais de 3 milhões em ações socioambientais, como projetos em educação, cultura, esporte e geração de renda, além de patrocínios e doações. Para esse ano manteremos nossa atuação com a comunidade, pois isso está nos nossos valores e alinhado com o nosso propósito. Entendemos nosso papel na sociedade além das ações empresariais, nos preocupando com ações voltadas para a sociedade e para o meio ambiente.

Portal AR – Gostaria de deixar uma mensagem de otimismo aos lençoenses?

Laura Camara – Gostaríamos de parabenizar o bravo povo lençoense pela comemoração de 163 anos de Lençóis Paulista, temos muito orgulho de fazer parte da história da cidade e reforçamos a nossa crença de que juntos venceremos esse difícil momento, manteremos nosso papel como empresa, investindo em novos negócios, na comunidade e no meio ambiente, escrevendo essa história de sucesso com a cidade

Laura Camara é gerente da Lwart Soluções Ambientais

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.