Lençóis tem baixa procura para vacina da gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe iniciada em março e que vai até 10 de maio está com baixa procura em Lençóis Paulista. Na média, menos de 30% do público estimado para esta etapa procuraram as salas de vacinação. A vacina contra a gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) é aplicada em dose única na UBS Antonio Leão Tocci, Cecap, e ESF Luiz Fernando Lélis de Andrade, Jardim do Caju, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a vacinação da gripe começou por outros públicos, já que os idosos estão sendo vacinados contra o coronavírus. Nesta etapa, devem ser vacinadas crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, grávidas e puérperas, que são as mulheres que deram à luz nos últimos 40 dias e profissionais de saúde, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde os números mostram que a procura está abaixo do esperado.

Entre as crianças de 6 meses e menores de 6 anos, do total de 4.935 desse público, apenas 1.453 foram vacinadas, ou 29%. Já entre as 611 gestantes, apenas 152 tomaram a dose, ou 24,8%. Entre as puérperas, mães que tiveram bebê a menos de 40 dias, das 100, apenas 30 tomaram a dose, um percentual de 30%. Mas a menor taxa de vacinação até o momento é dos profissionais de saúde. Dos 1.577 profissionais, apenas 327, ou 20%, tomaram a vacina.

As mudanças constantes de temperatura verificadas nesta época do ano são fatores de risco de gripe à população em geral, e a vacinação ajuda a desafogar o atendimento nas unidades de saúde e hospitais dos sistemas público e privado, que vão ter menos pacientes com gripe e mais espaço para atendimento para outras enfermidades, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19.

As pessoas que forem se vacinar devem levar a carteirinha de vacinação e o Cartão Cidadão. Os profissionais de saúde, além da carteira de vacinação e Cartão Cidadão devem levar um comprovante do trabalho, como holerite, crachá ou declaração.

SERVIÇO:

Vacinação contra Gripe em Lençóis Paulista

Até 10 de maio- de segunda a sexta, das 8h30 às 15h

UBS Dr. Antonio Leão Tossi –  (Rua Dias Gomes, 37, Cecap – Telefone 3264 4040)

ESF Dr. Luiz Fernando Lélis de Andrade (Jardim do Caju) – (Rua João Coneglian, 350, Jardim do Caju – Telefone 3264 9933)

Grupo prioritário:

– crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos

– Gestantes

– Puérperas (mulheres que tiveram filho há 40 dias)

– Profissionais de Saúde

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.