Unimed de Lençóis adota Protocolo de Manchester no Pronto Atendimento

A Unimed Lençóis Paulista iniciou nesta semana a classificação de risco dos pacientes seguindo o Protocolo de Manchester.

Este sistema, amplamente utilizado nos maiores hospitais e centros médicos do Brasil e do mundo, visa proporcionar um atendimento mais rápido e eficaz, priorizando casos mais urgentes e melhorando a qualidade do serviço prestado.

“Implantamos o Protocolo de Manchester, que é utilizado internacionalmente e também nos grandes hospitais no Brasil. Agora, todo paciente que chega para ser atendido passará por uma triagem antes da consulta médica. Nessa triagem, ele receberá uma classificação de cor que determinará a prioridade do atendimento”, explica a Dra. Geovana Momo, assessora do Hospital Unimed.

A triagem, realizada exclusivamente por profissionais de saúde capacitados, utiliza cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

As cores verde e azul indicam casos que não necessitam de atendimento imediato e podem aguardar.

Já as outras cores recebem prioridade para evitar agravamento da condição do paciente.

“A emergência, caracterizada pela cor vermelha, inclui casos como infarto, AVC, grandes cortes e politraumas. Esses pacientes precisam de atendimento imediato para evitar risco à vida”, esclarece Dra. Geovana.

Para facilitar a compreensão dos pacientes, uma placa explicativa será colocada na entrada do pronto atendimento, detalhando as cores e os tipos de urgência associados.

“Quem precisar usar o atendimento do hospital da Unimed deve ficar atento a essa sinalização. Se não for uma prioridade, pode ser necessário aguardar um pouco mais, mas tudo estará dentro do planejamento, já que o pronto atendimento é voltado principalmente para urgências e emergências”, destacou a médica.

A adoção do Protocolo de Manchester representa um passo importante para a organização do fluxo de pacientes e otimização dos recursos disponíveis na Unimed Lençóis Paulista.

“Este sistema já comprovou sua eficácia em grandes hospitais pelo mundo, e sua introdução aqui vai assegurar que nossos pacientes recebam o cuidado que precisam no momento certo,” afirmou a Dra. Geovana Momo.

Confira a entrevista completa:

Facahada da Unimed de Lençóis

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.