Projeto Geração + da AES Brasil chega à região

A AES Brasil inicia a 7ª edição do projeto Geração+ e leva conceitos de desenvolvimento sustentável a escolas do interior de São Paulo

Lançado em 2018, o projeto Geração + aborda temas como Fauna e Flora, Lazer e Segurança, Energia Elétrica e Gestão de Resíduos Sólidos.

A ação educativa já impactou 1.177 professores e mais de 18 mil estudantes em municípios do interior paulista. 

Nesta edição, que começou em maior e segue até dezembro, o projeto conta com o apoio das secretarias municipais de Educação de Anhembi, Ibitinga, Pederneiras e Jaú.

A meta é promover discussões sobre ações ambientalmente sustentáveis com intuito de estimular a adoção de boas práticas entre estudantes de 13 escolas públicas.

“O Geração+ reforça nas escolas temas que são muito importantes para o nosso planeta e as crianças são os agentes fundamentais de transformação, acreditamos que atuando com esse público o resultado é muito efetivo em práticas do dia a dia”, diz Lilyan Amorim, Analista de ESG da AES Brasil.

Os alunos que participam do Geração+ são estimulados a desenhar, ler, escrever, se comunicar, criar e expor suas ideias na busca por um mundo melhor.

Projeto Geração + capacita professores

Neste ano, o início do Geração+ foi marcado por encontros de formação para professores, realizados em cada um dos municípios entre os meses de abril e maio, participaram cerca de 80 educadores e foram discutidos assuntos sobre ensino de Ciências, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Os professores exploraram o material do projeto e, juntos, atuaram em grupos para compor propostas de planejamento de aula, já começaram a pensar em planos de ação para a implementação do Geração+ nas escolas.

Como próximo passo, os educadores e alunos começarão a integrar suas atividades a um conjunto de explorações dividido em quatro eixos temáticos (Fauna e Flora, Lazer e Segurança, Energia Elétrica e Gestão de Resíduos Sólidos).

As escolas participantes recebem materiais didáticos, os professores participam das capacitações e a equipe é acompanhada pela central de relacionamento do projeto que está disponível para aprofundar discussão sobre os temas e iniciativas desenvolvidas pelos educadores junto com as crianças.

Todo recurso didático do projeto foi pensado para complementar as ações nas escolas, uma vez que estão alinhados aos objetivos presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Saiba mais sobre o projeto

De acordo com uma pesquisa divulgada em janeiro de 2024 pelo Instituto Pólis, eventos climáticos extremos já afetam diretamente a vida de sete a cada dez brasileiros.

Os impactos causados pelo aquecimento global nunca estiveram tão presentes nas conversas do dia a dia, reforçando a necessidade de mudanças comportamentais.

Por isso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU junto com a agenda 2030 busca guiar a humanidade em ações que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas para a conservação da biodiversidade do planeta.

Nas últimas edições, por exemplo, educadores e estudantes tiveram a oportunidade de implementar composteiras nas escolas com a ajuda de um permacultor. Com isso e os aprendizados sobre resíduos sólidos, o que era visto como lixo virou recurso.

“O projeto tem um papel importante na formação das crianças, principalmente na construção da visão de mundo e da preservação de recursos naturais. Ensinar temas como reciclagem, permite desenvolver o sentimento e a responsabilidade de contribuir com ações ambientais que fazem a diferença e que vão impactar as próximas gerações.”  conta Mariana Cantu, Analista de Meio Ambiente da AES Brasil.

Lançado em 2018, o Geração+ faz parte do Programa AES Brasil Gera+ que reúne projetos sociais desenvolvidos pela Companhia, promovendo ações nas comunidades que integram suas áreas de atuação. O programa se baseia em três pilares: inclusão produtiva e empreendedorismo; segurança hídrica; educação, cultura e esporte.

Projeto Geração + está sendo desenvolvido em Pederneiras

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.