Pneumonia é uma doença grave para o idoso, diz médica

Médica especializada em geriatria, Dra. Beathriz Vanzella fala da gravidade da pneumonia e dos cuidados que os idosos devem ter para evitar a doença.

A pneumonia é a quinta doença que mais mata os idosos no Brasil e os cuidados precisam ser redobrados nos casos de imunidade suprimida e outras doenças associadas.

Médica da Unimed Lençóis e especialista em Geriatria, a Dra. Beathriz Vanzella explica que a pneumonia é perigosa tanto para os idosos acamados quanto para os que tem vida ativa.

“A pneumonia é uma doença inflamatória que acomete os pulmões e o idoso acaba ficando mais suscetível, porque ele tem alterações fisiológicas da própria idade”, diz a médica.

Com as alterações climáticas, o risco de pneumonia aumenta, mas ao contrário do que muita gente pensa, não é por conta da friagem.

“A friagem não causa pneumonia. O que causa a pneumonia é a mudança de temperatura que pode ressecar a mucosa e o corpo fica mais suscetível à infecção. O idoso perde calor muito rápido e na temperatura mais fria é sempre bom agasalhar”, orienta a médica.

Veja como se prevenir da pneumonia

A perda de massa muscular, dentre outras alterações fisiológicas, faz com que o idoso possa ter um quadro grave da doença.

Por isso, a prevenção é sempre muito importante. A Dra. Beathriz Vanzella diz que a atividade física aliada a uma boa alimentação é importante.

“Eu sempre oriento a atividade física, uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e álcool, isso são algumas das coisas mais importantes. E a outra é a vacinação contra a influenza e a pneumonia”, orienta a médica da Unimed Lençóis.

A outra dica é a hidratação. O idoso deve tomar de 2 a 3 litros de água por dia, mesmo se não sentir sede.

“O centro da sede nosso vai envelhecendo e é por isso que o idoso não tem tanta sede, por isso que ele desidrata muito rápido. Por isso, precisa se hidratar”, finaliza a médica.

Confira a entrevista completa:

Pneumonia é a quinta doença que mais mata idosos no Brasil

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.