Instituto LideraJovem atua na formação dos adolescentes

Transformar adolescentes em líderes e protagonistas da sua própria história é o trabalho do Instituto LideraJovem em Lençóis Paulista.

Ensinar liderança aos adolescentes para que sejam protagonistas da sua própria história e se tornem adultos comprometidos com a comunidade. Esta é a essência do Instituto LideraJovem que nasceu em 2002 com o Projeto Formação de Líderes e hoje atua com o Congresso Juvenil, a Formação de Facilitadores, a Profituro e o Desafio Faça Acontecer.

Em seus 23 anos de atuação, o Instituto LideraJovem impactou positivamente a vida de mais de 28 mil pessoas na região.

“Nós atuamos com adolescentes para que eles possam se tornar protagonistas da sua própria vida, construir seus projetos. A gente atua para mostrar o mundo, as oportunidades e que eles são capazes”, explica Sara Hughes, idealizadora e presidente do Instituto LideraJovem.

No aniversário de 166 anos de Lençóis Paulista, o LideraJovem é uma das entidades que teve seu trabalho reconhecido durante o Desfile Cívico e foi homenageado pela Escola Guiomar Borcat.

E o sucesso do trabalho é contado pelos adolescentes que integram as atividades e relatam um despertar para o mundo que vai desde a importância da coletividade até lidar com seus próprios desafios.

Vitória Manueli de Jesus Pereira, 15 anos, participou do Projeto Formação de Líderes e disse que foi impactada de várias maneiras.

“Eu vi como posso lidar e ajudar os outros da comunidade, da escola e até em situações do dia a dia como a autoestima, o fortalecimento da liderança e acreditar no meu potencial”, elenca Vitória.

No Desafio Faça Acontecer, os adolescentes são estimulados a melhorar algum aspecto social na comunidade. Felipe Davi Tomo Rosa, 18 anos, foi campeão duas vezes.

“O projeto foi muito importante porque consegui desenvolver melhor as minhas habilidades, falar em público e balancear opiniões entre os participantes. O desafio une todos os alunos para um propósito e a gente tem que fazer acontecer”, explica Felipe Davi Tomo Rosa, 18 anos.

Outra atividade importante do LideraJovem é o Congresso Juvenil que foi a primeira interação da jovem Sofia Lorena da Roza, 14 anos, com o Instituto.

“A atividade envolve jovens em atividades diversas e aprendi o trabalho em equipe. Antes eu achava que minha ideia era predominante e aprendi que liderar não é ser um chefe, mas aceitar as ideias dos outros, respeitar e incentivar. Também aprendi a me conhecer melhor”, analisa Sofia.

O Instituto LideraJovem tem como mantenedores as empresas Lwart Soluções Ambientais e Bracell.

Confira a entrevista completa

Instituto LideraJovem foi homenageado no Desfile Cívico de Lençóis

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.