Lençóis chega a 100 casos de dengue

Com 100 casos de dengue e 1 óbito suspeito, Lençóis intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Lençóis Paulista divulgou hoje (20/02) que a cidade está com 100 casos de dengue confirmados e investiga 1 óbito suspeito.

O óbito é de um homem com comorbidades. Uma amostra foi enviada para análise e aguarda a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o que pode levar até 30 dias.

O surto de dengue que assombra o Brasil e o Estado de São Paulo também chegou à região.

Em Pederneiras são mais de 1 mil casos confirmados e 2 óbitos. Em Macatuba são 36 casos registrados em 2024.

Em Lençóis, foram 334 notificações da doença. Dos 100 casos positivos, 93 são autóctones (contraídos no próprio município). 150 exames tiveram resultado negativo, 63 aguardam resultado e outros 21 foram descartados.

O prefeito Anderson Prado disse que o Município está preparado e monitorando a doença conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

“Nós estamos intensificando as ações de combate ao criadouro e também ao mosquito adulto, com a contratação dos agentes de endemias e novos equipamentos, e constantemente orientando a população em como proceder sob a suspeita da doença”, disse Prado.

Saúde compra equipamento para matar mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Lençóis está finalizando a compra de um equipamento atomizador que é uma máquina utilizada para nebulização.

O atomizador mata o mosquito adulto da dengue e garante que a pulverização seja feita em um raio maior e alcança os telhados e calhas, e até objetos que estejam no chão, sem precisar entrar nas residências.

Além disso, nesta terça-feira (20/02), a Secretaria de Saúde recebeu a visita de um técnico da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para avaliação da situação na cidade e requisitar mais apoio do Estado.

“Esse equipamento vai ser um reforço no combate ao mosquito da dengue e a pulverização acontecerá nas áreas onde há maior concentração de casos. As equipes de agentes comunitários de saúde e de agente de endemias continuarão realizando a nebulização casa a casa, com o aparelho costal, nas áreas onde são registrados os casos positivos. Além disso, também estamos requisitando o empréstimo de um aparelho atomizador para a Sucen, a fim de ampliarmos esse trabalho de combate ao mosquito adulto”, explicou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Confira os sintomas da dengue

  • febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça,
  • dores no corpo e articulações, além de prostração,
  • fraqueza,
  • dor atrás dos olhos,
  • manchas vermelhas na pele
  • Também podem acontecer erupções e coceira na pele
  •  
  •  Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico e não tomar nenhum medicamento por conta própria.

*A orientação é para que as pessoas com os sintomas da dengue procurem atendimento médico e evitem tomar medicamento sem receita médica.

Lençóis registra 100 casos de dengue neste ano

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.