Hospital Piedade festeja 80 anos dia 25 de janeiro

Hospital Piedade festeja seus 80 anos nesta quinta-feira (25/01) com missa, homenagens e concerto da Orquestra de Sopros de Lençóis.

O Hospital Nossa Senhora da Piedade festeja nesta quinta-feira (25/01) seus 80 anos de fundação com missa, homenagens e música.

A missa está marcada para as 15h na Capela do Hospital Piedade presidida pelo Padre Adauto Martins.

“Depois da missa solene teremos o descerramento de placas alusivas aos 80 do Hospital Piedade com o nome do corpo clínico e da diretoria. À noite, tem o concerto. Estão todos convidados”, diz Dr. João Dutra, provedor da instituição.

O concerto será no Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”, em Lençóis Paulista, às 19h30, com regência do maestro Marcelo Maganha.

Também está programada algumas homenagens para pessoas e empresas que ajudam na manutenção do Hospital Piedade e a presença de autoridades.

O Hospital Piedade tem 270 colaboradores e se tornou referência na região pelo excelente atendimento realizado durante a pandemia da Covid-19.

“Lençóis saiu-se muito bem nos resultados tendo baixo índice de óbitos e recuperação de pacientes. O hospital praticamente virou uma clínica médica, especializada no tratamento da Covid-19”, complementa o Dr. João Dutra.

Fundação do Hospital Piedade foi em 1944

A fundação do Hospital Nossa Senhora da Piedade foi em 25 de janeiro de 1944, mas sua história começou em maio de 1938.

No tempo em que a moeda do Brasil era o Réis, Lençóis Paulista se chamava Lençóes e os doentes eram atendidos em Agudos, sede da Comarca, um grupo de lençoenses se reuniu e decidiu que a cidade precisava e teria um hospital.

A Associação Beneficente Hospital Nossa Senhora da Piedade criou e aprovou os estatutos sociais em maio de 1939.

A partir deste momento o que era um desejo se concretizou e os trabalhos começaram para que em 25/01/1944 o Hospital Nossa Senhora da Piedade fosse inaugurado.

Em 1944, a moeda do País era o Cruzeiro, Lençóis Paulista se chamava Ubirama e o Brasil anunciou o envio de tropas para a Segunda Guerra Mundial.

Mas uma coisa não mudou desde a primeira reunião da Comissão Pró-Hospital em 1938 até os dias atuais: a relação de parceria da comunidade lençoense .

Nestes 80 anos de história, as doações se modernizaram, é claro.

O Livro de Ouro, a contribuição em dinheiro de empresas, comércio e fazendeiros, a Campanha de Aguardente, os jogos de futebol, as peças de teatro, os animais doados vivos e a sacas de arroz e feijão deram lugar a outras formas de doações.

Hoje podemos destacar a Campanha Empresas Amigas do Hospital e as doações por PIX.

Não importa como, mas as doações da comunidade lençoense para o hospital que nasceu do desejo e das necessidades de seus moradores chegam todos os dias.

Confira a entrevista completa:

Hospital Piedade festeja seus 80 anos nesta quinta-feira (25/01)

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.