Projetos do “Desafio Faça Acontecer 2023” impactam 10 mil pessoas

Instituto LideraJovem anunciou os vencedores do “Desafio Faça Acontecer 2023”, oncurso que envolve jovens de Lençóis Paulista e Borebi.

O Instituto LideraJovem anunciou os vencedores do “Desafio Faça Acontecer 2023”, um concurso que envolve jovens de escolas públicas e privadas de Lençóis Paulista e Borebi, estimulando a criação de ações com impacto comunitário.

Neste ano, os 10 projetos finalistas tiveram impacto na vida de mais de 10 mil pessoas, destacando a inovação e o comprometimento juvenil na transformação social. Dentre as iniciativas selecionadas, os adolescentes abordaram temas como cidadania, educação, meio ambiente, mercado de trabalho e redes sociais.

O Prêmio Faça Acontecer foi para o projeto da ETEC, que trabalhou a inclusão na sala de aula e resultou em doações para a APAE de Macatuba.

“Fizemos um projeto para acolher as crianças, mas no fim foram elas que nos acolheram. A experiência foi muito boa porque a gente pôde vivenciar momentos incríveis. Estamos muito orgulhosos”, disse Mariana Rodrigues uma das alunas envolvidas no projeto.

Já na categoria “Visão de Mundo”, o projeto das alunas da escola Idalina Canova de Barros foi o vencedor. Na ação, a equipe trabalhou a sororidade entre as alunas que buscaram melhorias para as mulheres da escola, integrando-as à outras da comunidade.

Os alunos do SESI receberam a premiação na categoria “Inovação” com um projeto que visou a preparação para o futuro com roda de conversa com psicólogos, teste vocacional e apoio dos professores.

“Estou me sentindo muito agradecida por ver a escola trabalhando em conjunto no assunto de trilharmos o futuro, de trilharmos nosso amanhã. Tem muitas pessoas que tem muitas incertezas sobre qual direção seguir”, relatou Isabela Pisani, integrante da equipe do SESI.

Como destaque na categoria “Mobilização”, o Colégio Portinari realizou trabalho de conscientização tratando do descarte correto do óleo de cozinha, em parceria com a Copróleo. Os alunos também arrecadaram material para produção de sabão e doações para o asilo da cidade.

Por fim, na categoria “Assunto Relevante”, os alunos do Colégio Iracema Leite, do município de Borebi, realizaram ação para mostrar a importância do envolvimento de toda a comunidade no processo de educação.

Para Carla Branco, superintendente do Instituto LideraJovem, o Desafio Faça Acontecer é uma ferramenta que fomenta o protagonismo juvenil.

“Foram centenas de jovens envolvidos durante os meses de realização do projeto. Na final tivemos 82 jovens envolvidos nos 10 projetos selecionados. É um orgulho ver os resultados que todos conseguiram, transformando a realidade ao seu redor com soluções inovadoras”, destacou.

As atividades e projetos realizados pelo Instituto visam beneficiar principalmente adolescentes e jovens entre 13 e 18 anos.

Os vídeos produzidos pelas equipes participantes, que mostram os resultados das ações desenvolvidas na comunidade, podem ser acessados pelo YouTube, no canal @institutoliderajovem, e no site liderajovem.org.

Estudantes de Borebi durante premiação do Desafio Faça Acontecer

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.