Conferência da Juventude discute políticas públicas em Macatuba

Prefeitura de Macatuba realizou a 1ª Conferência da Juventude para discutir, avaliar e propor políticas públicas.

A 1ª Conferência Municipal de Juventude foi realizada na última quinta-feira (28/09) no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico.

Realizado pela Prefeitura de Macatuba, mais de 160 jovens participaram da Conferência cujo tema foi “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”.

A programação foi desenvolvida pela Secretaria de Educação e Juventude e contou com a presença de alunos do Ensino Médio das escolas estaduais da cidade.

O objetivo do encontro foi discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade.

Conferência da Juventude trabalhou eixos temáticos

Durante a dinâmica em grupos, os jovens levantaram diversas propostas que atendem a eixos temáticos:

  • Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
  • Direito à Educação;
  • Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
  • Direito à Diversidade e à Igualdade;
  • Direito à Saúde;
  • Direito à Cultura;
  • Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
  • Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente;
  • Direito ao Território e à Mobilidade;
  • Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
  • SINAJUVE (Sistema Nacional de Juventude).

Após a análise dos grupos, três propostas por eixo foram escolhidas para integrar o Plano Municipal da Juventude, documento que norteará as ações do município na oferta de políticas públicas para esse público.

Também foram eleitos os delegados que irão representar Macatuba na fase regional da Conferência. São eles: Laís Vitória Sanches Martins e Thiago Sá Oliveira.

Evento contou com apoio de entidades sociais

O secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiroz, diz que o sucesso do evento está atrelado ao apoio das escolas estaduais, do Conselho Tutelar, da Legião Mirim, do Lions Clube, da Associação Comercial e Empresarial e da Organização Santo Antônio de Ação Social.

“Foi um desafio muito grande fazer esta Conferência, a primeira do município de Macatuba, mas conseguimos reunir mais de 160 jovens que discutiram a garantia de seus direitos, de maneira que eles tenham protagonismo durante sua formação e vida escolar”, avalia Queiroz.

A Prefeitura ressalta que a 1ª Conferência Municipal da Juventude contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Conferência da Juventude reúne 160 estudantes em Macatuba

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.