Estudantes visitam a ETE de Lençóis

Programa de Educação Ambiental leva estudantes para conhecer o tratamento de esgoto na ETE de Lençóis.

O SAAE de Lençóis Paulista recebeu nesta semana a visita dos alunos do 7º ano da Escola Municipal “Idalina Canova de Barros” para conhecer a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

A atividade integra o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Programa Água Viva, do SAAE de Lençóis Paulista.

No primeiro semestre, o SAAE recebe a visita dos alunos dos 4º anos na ETA (Estação de Tratamento de Água) que aprendem de onde vem a água e como funciona o tratamento.

Já no segundo semestre é a vez dos estudantes dos sétimos anos conhecerem como o esgoto é tratado.

“Os alunos conhecem a Estação de Tratamento de Esgoto e isso vem a casar com o conteúdo programático do ensino fundamental. Aqui na Estação Elevatória de Esgoto vamos explicar como funciona o tratamento de esgoto nas lagoas de estabilização”, diz Milena Guirado, bióloga do SAAE.

Para Ariadne da Silva, aluna da escola Idalina Canova de Barros, a visitação é muito importante porque os alunos têm a possibilidade de ver de perto como é feito o tratamento do esgoto e ainda aprendem sobre a água.

Antes da visitação, os estudantes tiverem palestras com o educador ambiental, Helton Damascena, que distribuiu uma cartilha das ações feitas em Lençóis Paulista.

A bióloga Milena Guirado e o diretor do SAAE de Lençóis, André Sasso, o Cagarete, abordaram temas relacionados ao saneamento, como o tratamento da água e do esgoto.

Eficiência da ETE de Lençóis foi reconhecida pela ONU

O serviço de saneamento de Lençóis Paulista é referência no Brasil e nesta semana isso se comprovou mais uma vez com a divulgação do ranking de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Lençóis Paulista está na 16ª posição e duas das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ligadas ao saneamento receberam classificação Muito Alta: água potável e saneamento e proteção à vida marinha.

A primeira está diretamente ligada ao tratamento e abastecimento de água em Lençóis Paulista e a segunda a eficiência no tratamento do esgoto.

“Esse reconhecimento do trabalho gera muita satisfação. É a ONU reconhecendo Lençóis Paulista pelo tratamento de água de qualidade e o tratamento eficaz do esgoto que hoje essa garotada linda que está visitando nossa ETE para conhecer um pouco mais”, comenta o diretor do SAAE de Lençóis.

Para Cagarete, todo trabalho conta. Ele elenca que as atividades de educação ambiental feita com os estudantes leva informações importantes que vão se replicando dentro de casa.

“São ações pequenas, mas constantes que levam informações sobre a necessidade de ter cuidado com a água, de não jogar no esgoto o óleo de cozinha. E a nossa colocação no ranking da ONU mostra o trabalho sério do SAAE e de toda equipe do prefeito Prado”, finaliza Cagarete.

]Confira a entrevista completa:

Alunos da escola Idalina foram conhecer a ETE de Lençóis nesta semana

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.