Adefilp sedia capacitação para esporte paralímpico

Capacitação para esporte paralímpico reúne professores e estudantes de educação física da região em Lençóis.

Começou ontem (27/06) e segue até sexta-feira (30/06) a capacitação para esporte paralímpico de professores e alunos de Educação Física.

O evento realizado pelo Governo do Estado está sediado na Adefilp (Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista).

“A gente começou a treinar em 1999 e era muito difícil encontrar um técnico para treinar a equipe e hoje estamos sediando este curso que é muito importante”, diz Edson Santiago dos Santos, presidente interino da Adefilp.

Lourenço de Almeida Pacheco, coordenador da Secretaria de Estadual de Esportes, disse que o curso de capacitação paralímpico está sendo realizado em todas as regiões do Estado.

A capacitação técnica integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa do Governo de SP por meio das secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base.

Hoje secretário municipal de Esportes, Raphael Blanco foi um dos técnicos da equipe da Adefilp que já conquistou muitas medalhas em competições nos últimos 20 anos e falou das dificuldades que teve para se capacitar.

“O trabalho com pessoa com deficiência não é um trabalho tão simples e nós tínhamos muita dificuldade em ter a capacitação. Hoje nós conseguimos por meio de uma parceria com o governo municipal e do Estado, com o Comitê Paralímpico Brasileiro e com a Adefilp trazer um curso dessa grandeza”, avalia Blanco.

Confira a entrevista completa:

Capacitação para esporte paralímpico foca em professor

O projeto de capacitação para esporte paralímpico tem como foco, professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.

Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de Atletismo, Futebol de 5, Goalball, Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Ciclismo e Vôlei Sentado.

As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.

Até o momento, foram capacitados mais de 4000 participantes em mais de 48 etapas realizadas no Estado de São Paulo. Já em sua terceira fase, o projeto foi ampliado e passará por 28 cidades.

Capacitação Técnica Paralímpica teve início ontem na Adefilp

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.