Alunos do Jovem Aprendiz visitam nascente em Macatuba

Programa Jovem Aprendiz é realizado pela Ascana e aula prática levou informações sobre a importância dos recursos hídricos.

Os alunos da 6ª turma do Programa Jovem Aprendiz, que está sendo realizado em Macatuba, participaram na última semana de uma aula prática sobre os recursos hídricos e sua importância para a comunidade e para a agricultura.

A preservação do Meio Ambiente no setor canavieiro é uma tarefa constante e incluiu, além do cuidado com os mananciais, o reflorestamento de APP’s e matas ciliares que garantem a vida dos animais silvestres.

A conservação do solo é feita com a prática de rotação de cultura, o uso de insumos certificados e a prevenção de incêndios que conta com tecnologia de ponta, mas também com carreadores e aceiros limpos, além disso, o setor canavieiro faz o descarte correto das embalagens de agroquímicos e dos contaminados de petróleo

O grupo de alunos, formado por jovens com idade entre 18 e 23 anos, visitaram 4 pontos: nascente modelo na Aguinha, poço semiartesiano, reservatório de água e Parque da Figueira.

“Os alunos do Jovem Aprendiz puderam conhecer a nascente e a importância da proteção desse recurso hídrico. Inclusive, todos os parceiros agrícolas da Ascana têm esse compromisso já que é impossível produzir cana-de-açúcar sem pensar no meio ambiente”, explica Tiago Pescara que é colaborador da Ascana e engenheiro ambiental.

A visitação contou com o apoio do coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Macatuba, o biólogo Antônio Carlos Perucci, que falou sobre o processo de produção e do uso da água.

Jovem Aprendiz teve aula prática sobre recursos hídricos

Os alunos do Programa Jovem Aprendiz da Ascana tiveram uma aula prática para reforçar os conhecimentos teóricos.

Na nascente modelo da Aguinha, os alunos puderam ver a água brotando da terra e aprenderam sobre reflorestamento, mata nativa e preservação da fauna e da flora.

“Hoje em Macatuba estamos falando sobre recursos hídricos e 2 temas muito importantes: proteção da água e o reflorestamento já que ambos têm o intuito de proteger esse recurso hídrico natural. Na nascente modelo de Macatuba, os alunos viram como a água nasce da terra e forma o Córrego Aguinha que deságua no Rio Tietê”, conta Tiago Pescara.

Já na área urbana, a proposta foi mostrar de onde vem a água que abastece as residências. Em Macatuba, toda a água consumida pela população é retirada do Aquífero Guarani. O grupo conheceu um poço semiartesiano e um reservatório, ambos no bairro Macatuba 7.

No Parque da Figueira, os jovens tiveram uma aula de educação ambiental já que o local tem um açude, mata ciliar, animais e pomar urbano.

“Os alunos do Jovem Aprendiz também conheceram o processo de captação e tratamento de água subterrânea e como Macatuba faz a distribuição até as residências. Foi um dia muito produtivo e eles puderam ver na prática o trabalho feito pela Ascana e seus associados na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais”, conclui Tiago Pescara.

Alunos do Jovem Aprendiz e os monitores durante visita a nascente da Aguinha

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.