A Hora do Conto festeja 20 anos com muitas histórias

Projeto A Hora do Conto tem programação gratuita em Lençóis Paulista e Macatuba com muitas novidades, exposição e programa de rádio.

Para celebrar os 20 anos do Projeto A Hora do Conto nada melhor do que boas histórias!

E a Leda Fernandes promete mais de 200 contações de histórias para crianças, além de oficinas para educadores, programas de rádio e uma exposição dos figurinos utilizados desde sua criação.

Toda a programação é gratuita e abrange as cidades de Lençóis Paulista, Macatuba e agora também São José do Rio Preto. As atividades começam neste mês de maio.

A edição especial de aniversário conta com 210 sessões de contação de histórias para crianças nas três cidades mencionadas, oficinas de contação de histórias, vídeos com assuntos relacionados ao tema da leitura e, ainda um programa de rádio, que chamará “A Hora do Conto no Rádio”, com assuntos ligados ao projeto e à leitura.

As duas primeiras contações ocorrerão no dia 30 de maio, às 8h e 8h45, na EMEF Profª Idalina Canova de Barros, para o Ensino Fundamental 1. 

Em contrapartida, será realizada a Exposição “Personagens que contaram”, com parte dos figurinos utilizados nos 20 anos do projeto. A mostra permanecerá durante 30 dias no saguão do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista.

A expectativa é receber cerca de mil visitantes. O cronograma da programação será divulgado tão logo seja finalizado, no Instagram @ahoradoconto_lp e no Facebook /ahoradocontolp.

A Hora do Conto foi idealizado por Leda Fernandes

Idealizado por Leda Fernandes, o projeto A Hora do Conto tem patrocínio exclusivo da Lwart Soluções Ambientais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

“Acreditamos que uma das formas de cuidar do futuro é promover a transformação através da educação, apoiando projetos que beneficiam pessoas e comunidades e estimulem o incentivo à leitura e o respeito ao meio ambiente. É assim que seguimos, transformando o hoje e rumo a um futuro mais sustentável para as futuras gerações”, destaca a coordenadora de Responsabilidade Social da Lwart, Rosana Otsubo.

A conquista de recursos possibilitou a ampliação do número de histórias, o aumento do número de alunos que participaram e a inovação de figurinos, cenário e sonoplastia.

Nestes 20 anos, A Hora do Conto já beneficiou mais de 87 mil crianças com incentivo à leitura por meio da contação de histórias.

Projeto nasceu para formar crianças em leitores

A iniciativa de contar histórias nasceu a partir de uma inquietação de Leda Fernandes que tinha o sonho de transformar a “Cidade do Livro”, como Lençóis Paulista é conhecida, em uma cidade de leitores.

“Sempre frequentei bibliotecas, mas não via muitas crianças ali. Então, pensava – de que adianta ter mais livros do que habitantes, se aqui não tem muito leitor? Foi assim que decidi oferecer à Diretoria de Cultura da época uma ação para incentivar crianças a conhecerem os livros, aprender a cuidar deles e frequentar mais os espaços de leitura e bibliotecas que a cidade dispunha”, explica Leda.

O projeto foi acolhido imediatamente, mas ainda havia um problema: faltavam recursos para implementá-lo, por isso, Leda se dispôs a realizá-lo voluntariamente.

Formada em Letras e Artes Cênicas, não teve dificuldade para colocar em prática sua proposta. Com o passar dos anos foi aprimorando sua formação e sua técnica. Cursou outra graduação – desta vez em Pedagogia, Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Arte e entrou na Pós-Graduação em Gestão Escolar.

“Sempre fui apaixonada por literatura, desde criança amava livros, até por isso passava horas na biblioteca. Então, quis juntar a experiência em sala de aula com o teatro, para permitir que outras pessoas também viajassem pela leitura como eu fazia”, relata.

Projeto dobrou a procura por livros, diz Leda

E o projeto A Hora do Conto deu certo! A procura por livros dobrou, a conservação das obras melhorou e a frequência aos locais de leitura aumentou.

Além de promover esse contato com livros e histórias, estimulando o prazer pela leitura nas crianças, jovens, pais e professores, o projeto também disponibiliza aos interessados ferramentas indispensáveis na arte de contar histórias, levando informação, entretenimento, histórias e diversão para o público de Lençóis Paulista e da região.

Leda passou a receber inúmeros retornos também das crianças. “Isso é o que sempre me manteve no projeto, porque o retorno da criança é imediato. As histórias criam vínculos e as crianças se identificam, o que facilita a expressão de seus sentimentos. Nunca me esqueço de uma vez em que contava a história de Flicts, de Ziraldo, quando uma criança que levantou do meio da turma e veio até a frente gritando: ‘Eu também me sinto assim, eu também sinto isso’. Foi um baque e uma emoção forte para todos”, finaliza Leda.

Atualmente, a equipe conta com quatro pessoas: Leda Fernandes, idealizadora, produtora, contadora de histórias e diretora geral, Adriane Medola, musicista, Nilceu Bernardo, figurinista, cenotécnico e diretor artístico, e Thiago Cardinali, fotógrafo.

Leda Fernandes e Nilceu Bernardes apresentam os novos figurinos de A Hora do Conto

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.