Cenário do Agro é favorável, diz Marcos Fava

Marcos Fava Neves diz que cenário para agricultura é favorável porque o mundo precisa de comida e o Brasil tem condições de produzir.

O cenário econômico para a agricultura segue favorável ao Brasil, mas é preciso que os produtores rurais fiquem atentos às novas tecnologias, invistam em gestão e unam forças em associações e cooperativas.

A avalição feita na última quinta-feira (30/03) na ExpoCamda, em Lençóis Paulista, é de Marcos Fava Neves, engenheiro agrônomo, professor-doutor da USP e da FGV, consultor e conhecido nas redes sociais por Doutor Agro.

Em entrevista exclusiva ao Acontece na Região, ele explica que os produtores já perceberam que os custos de produção estão caindo junto com os preços e que o Brasil teve 4 anos de crescimento de área, produção, boa produtividade, câmbio favorável e preço internacional favorável, mas alerta que o cenário mudou um pouco.

“Os preços estão caindo e nós também estamos vendo uma possível valorização do Real, mas, no geral, continua muito bom, muito bom, porque o mundo precisa de comida. O mundo precisa de açúcar, de bioenergia e o Brasil é hoje o principal País capaz de expandir de forma sustentável e entregar esses produtos aí para o planeta”, analisou Marcos Fava Neves.

Apesar dos pontos positivos, o especialista diz que é preciso uma gestão cada vez melhor e que os produtores rurais devem usar a tecnologia, a inteligência artificial, a mecanização e fazer gestão por metro quadrado.

“É procurar ficar melhor antes de ficar maior, que é uma coisa que eu falo sempre que é construir margem, porque a nossa chance é muito grande, mas as dificuldades também são grandes, mas é isso, tem mercado, que é o importante, mas a sua gestão vai ter que ser cada vez melhor”, orienta.

Confira a entrevista completa:

Produtores devem unir forças, diz especialista

Por conta dos avanços tecnológicos e das instabilidades do mercado interno e externo, Marcos Fava defende que os produtores rurais precisam unir forças.

“Eu sempre recomendo participar da associação, participar da cooperativa para que você possa ter mais acesso a tudo o que está sendo desenvolvido e aplicar na sua fazenda para preservar e até aumentar sua rentabilidade”, destaca.

Durante a palestra, Marcos Fava falou da sua preocupação com a Inteligência Artificial na agricultura porque pode tirar empregos e, por outro lado, destacou a escassez de mão de obra em todo o País.

“Hoje a gente tem mecanismos que estão preocupando o mundo, usando inteligência artificial que substituem as pessoas, por exemplo, em atividades como direito, como a própria medicina, como o ensino. Pergunta para o computador e ele responde certinho. Então isso está preocupando. Por outro lado, a gente tem falta de mão de obra em termos quantitativos e qualitativos também”, comenta.

Conheça mais sobre Marcos Fava

Marcos Fava Neves é professor-doutor das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo.

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) em 1991, fez toda a carreira de pós graduação em estratégias.

Atua como consultor no Agronegócio e já foi entrevistado por jornais como Financial Times, Wall Street Journal, CNN.

Ele realizou mais de 1.500 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente na área de agronegócios e planejamento/estratégia.

O link do site é: https://doutoragro.com/

Marcos Fava Neves é reconhecido internacionalmente

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.