Macatuba se prepara para Paixão de Cristo

Suspensa nos últimos 3 anos por conta da pandemia, Macatuba se prepara para Paixão de Cristo sem definição do local da crucificação.

Em 1970, os católicos de Macatuba saíram às ruas para encenar pela primeira vez a Paixão e Morte de Cristo e desde então a celebração só foi suspensa nos anos de 202, 2021 e 2022 por conta da pandemia da Covid-19.

Neste 2023, o trabalho do Grupo de Teatro Padre José Corsini será retomado, mas com a indefinição de como será feita a cena da crucificação já que o CEC (Clube Esportivo e Cultural) está interditado.

“Uma coisa eu tenho certeza, nós vamos realizar a encenação da Paixão e Morte de Cristo! E se não der para ser no clube, a crucificação será em algum outro morro da cidade”, diz a diretora do evento e integrante do Grupo de Teatro Padre José Corsini desde sua fundação, Doralice Maria Artioli Munhoz, ou Dora Artioli como é conhecida.

Como já é tradição, a encenação da Paixão de Cristo em Macatuba será na Sexta-Feira Santa (07/04), a partir das 15h30, com início em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio com a prisão e o julgamento de Jesus.

Em seguida, os atores e os fiéis seguem em procissão pelas ruas da cidade até o CEC para a cena da crucificação.

O problema deste ano para os organizadores é onde a procissão será finalizada já que o CEC (Clube Esportivo e Cultural) de Macatuba, onde fica o morro em que é feita a cena da crucificação, foi interditado pela Prefeitura há alguns meses e até este momento não foi encontrada uma solução.

Celebração tem início no Domingo de Ramos

A celebração católica que marca a Paixão e Morte de Cristo tem início no Domingo de Ramos e segue até o Sábado de Aleluia.

No domingo (02/04), a missa com a Benção de Ramos será realizada no Cruzeiro, na entrada da cidade pela Rua São Paulo, às 8h.

Em seguida, os fiéis seguem em procissão até a Matriz onde será encenada a prisão de Jesus Cristo.

À noite, tem a Procissão do Encontro, também ao vivo, e missa.

Na quinta-feira (05/04), será realizada a Missa de Lava-Pés com a encenação da Santa Ceia e a traição de Judas.

No Sábado de Aleluia, após a missa da noite, que começa às 19h30, tem a encenação da Ressurreição de Jesus.

A programação completa das missas será divulgada na próxima semana.

Macatuba se prepara para Paixão de Cristo sem definição do local da crucificação

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.