Lucro da Frigol em 2022 é recorde histórico

Depois de enfrentar uma recuperação judicial, Frigol cresce acima de 20% pelo terceiro ano consecutivo e se firma entre os maiores do País.

Frigorífico lençoense se firma entre os maiores do País e anuncia lucro líquido de R$ 133 milhões em 2022 para uma receita bruta de R$ 3,8 bilhões, crescimento de 21% na comparação anual.

2022 foi o terceiro ano consecutivo de crescimento acima de 20%, o que contribui para consolidar sua posição entre os principais frigoríficos do país.

Segundo o ranking da Forbes divulgado em dezembro do ano passado, a Frigol ocupa a 54ª posição entre as 100 maiores empresas do Agro. No mercado, aparece como o 4º maior frigorífico brasileiro.

Segundo a empresa, o crescimento foi acompanhado da rentabilidade, com lucro líquido de R$ 133 milhões, resultado 226% maior do que em 2021.

Já o EBITDA foi de R$ 251 milhões, aumento de 101% na comparação anual, com margem de 7%.

Resultado da disciplina financeira, a empresa diminuiu a alavancagem para 1.1x Dívida Líquida/EBITDA (ante 1.3x em 2021).

Frigol exportou mais da metade da produção

A Frigol atua no mercado interno, mas tem presença forte no mercado externo, principalmente no Oriente e na Ásia.

“Devido à estratégia de diversificar mercados e escolher os mais rentáveis, a exportação representou 53% de nosso faturamento”, explica Eduardo Miron, diretor-presidente da Frigol.

A China foi o principal destino, seguida de Israel. No ano passado, a companhia ampliou o número de habilitações que já contemplava 60 países no portfólio de exportação, conquistando novas habilitações para o Reino Unido, Irã, Líbano, Argentina e Canadá.

“Esse movimento deve continuar, pois que em 2023 já recebemos habilitação para venda para Indonésia”, pontua o diretor-presidente do frigorífico lençoense.

No mercado interno, Frigol investiu em distribuição

No mercado interno, que pese o fato do setor ter sido impactado pela queda do consumo de carne bovina, como um reflexo ainda da crise de Covid-19, da inflação e da queda do poder aquisitivo, a Frigol seguiu investindo para atender cada vez melhor os clientes com foco em vendas de maior valor agregado.

Nesse sentido, inaugurou um novo centro de distribuição em Jandira (SP) para atender a Grande São Paulo e expandiu o Açougue Completo, projeto bem-sucedido em parceria com supermercados, que chegou ao fim de 2022 com 50 lojas no Estado de São Paulo.

Para o diretor-financeiro da Frigol, Eduardo Masson, os avanços na estrutura de capital estão entre os principais destaques do ano.

“Em 2022, alteramos significativamente nossa estrutura de capital, dando robustez para o caixa da companhia e atingindo um saldo de R$ 259 milhões no fechamento do ano, um aumento de 167% em relação a 2021”, pontua.

O executivo relembra o fato de a Frigol ter debutado no mercado de capitais em 2022, com duas emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), captando R$ 210 milhões, que foram utilizados para o alongamento da dívida. 

Para seguir o ciclo virtuoso de crescimento, a sustentabilidade está no centro da estratégia de negócios da Frigol.

Em 2022, as iniciativas de rastreabilidade da cadeia produtiva foram coroadas com a auditoria do Ministério Público Federal no Pará, que confirmou que 100% das compras de gado e fornecedores estavam em conformidade com critérios socioambientais, bem como a edição do primeiro Relatório Anual e de Sustentabilidade e o primeiro inventário de gases do efeito estufa.

No ano, a companhia também evoluiu em sua governança, contando com o Conselho de Administração, que é composto por sete membros, sendo três mulheres e dois conselheiros independentes, além do suporte da Ernst & Young nos processos internos, da Deloitte no Canal de Denúncia e da Grant Thornton na auditoria externa.

Frigol anuncia lucro de R$ 133 milhões em 2022

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