Em Macatuba, ano letivo nas escolas municipais já começou

A Rede Municipal de Educação de Macatuba já iniciou o ano letivo e mais de 2 mil crianças estão nas salas de aula.

E o início do ano letivo na última quarta-feira (01/02) trouxe alegria e vida para as escolas de Macatuba.

“As crianças voltaram a ser ansiosas, todos com saudades do professor e do convívio. A gente ficou um tempão afastado e o ano passado parece que não deu para matar a saudade. O encontro deles no primeiro dia de aula com os amigos, professor é muito emocionante”, analisa Adriano Queiroz que é secretário de Educação de Macatuba em entrevista ao Acontece na Região.

Em Macatuba, a Prefeitura atende nas escolas municipais as crianças do 1º ao 5º ano em 4 escolas: CAIC Cristo Rei, Waldomiro Fantini, Padre Corsini e Odila Galli Lista.

A rede também é formado por 4 creches: CAIC Cristo Rei, Creche Santo Antônio, Creche Desidério Minetto e Creche Rosângela Zampieri Fonseca.

Confira a entrevista completa:

No CAIC, ano letivo inicia com novas salas

O CAIC Cristo Rei é a maior escola de Macatuba e recebe, por dia, cerca de 1 mil pessoas, entre alunos, professores, servidores e pais.

No total são pouco mais de 2 mil alunos que iniciaram o ano letivo de 2023, sendo que o CAIC atende 760 crianças em sala de aula, mais 150 na creche e outras 90, por período, no Projeto Educartes.

A escola está em reforma já que o prédio é antigo e está sendo recuperado pela Administração Municipal.

A entrevista com o secretário Adriano Queiroz foi gravada em um novo bloco que abriga 12 salas de aula, com mobiliário novo, e que atende as crianças do Infantil e Fundamental.

“Nós temos no CAIC aproximadamente 760 alunos e essas 12 salas que foram construídas vão atender o Infantil, maternal e nível 1 e 2, e o Fundamental, do 1º ao 3º ano”, detalha Queiroz.

Alunos têm recomposição de aprendizagem

Por conta da pandemia da Covid-19 em que as aulas foram à distância e fez com que parte das crianças não conseguisse acompanhar as aulas remotas, várias ações para recompor a aprendizagem foram realizadas.

“A gente não fala em defasagem porque é um pouco cedo e precisamos oferecer para a criança tudo aquilo que ela não teve contato durante a pandemia. Desde o ano passado temos feito várias ações, como o Acelera Educação e o reforço em janeiro”, conta Queiroz.

Uma parceria com o Sesi fez uma avaliação no nível de alfabetização e determinou as diretrizes para 2023.

“Nós vamos atender com a mesa educacional os primeiros anos e alguns alunos do segundo. O segundo, terceiro e quarto ano vão ter atendimento do professor de reforço e os quintos anos vão ter o professor da sala com as ações necessárias para recompor essa aprendizagem”, explica o secretário de Educação de Macatuba.

A parceria com o Sesi proporcionou um apoio na recomposição da aprendizagem já que ofereceu formação aos professores e avaliou as crianças.

“Todas as provas, em todas as avaliações, elas foram iguais, a do primeiro ao quinto ano, porque eu precisava saber quem realmente tinha dificuldade. Avaliamos 1016 no primeiro momento, 1068 no segundo e nós saímos de 76% de alfabetizados, do primeiro ao quinto ano para 85%, um ganho de quase 10% “, destaca Adriano Queiroz.

Adriano Queiroz é secretário de Educação de Macatuba

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.