Região de Bauru está com estradas liberadas, diz Polícia

Governador disse que São Paulo não vai admitir atos de vandalismo e Marginal Tietê também já foi liberada.

A região de Bauru está com estradas liberadas e até a manhã desta segunda-feira (09/01) a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária não tinham identificado nenhum ponto de concentração de manifestantes bolsonaristas. A checagem foi feita por volta das 10h30.

Em postagem nas redes sociais, o governador de SP, Tarcísio de Freitas, condenou os ataques realizados em Brasília e disse que em São Paulo isso não vai acontecer.

“Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!”, diz post feito pelo governador paulista que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No início da manhã, manifestantes fecharam a Marginal Tietê e atearam fogo em objetos. A ação causou congestionamento na Rodovia Castelo Branco, já que hoje voltou a valer o rodízio de veículos na capital paulista.

A Polícia Militar agiu rapidamente e todas as pistas já estão desbloqueadas.

Prefeito Prado condena atos de vandalismo

Prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado criticou nas redes sociais os atos de vandalismos praticados ontem (08/01), em Brasília.

Em post nas redes sociais, Prado disse quer cidadãos não violentam o patrimônio público como fazem os vândalos dia após dia, inclusive em nossa cidade.

O prefeito de Lençóis disse ainda que os atos não cabem em uma democracia e que devem ser tratados como crime.

“Brasileiros de fato não vestem verde-amarelo para aterrorizar Brasília, a capital do Brasil, e exigir com ódio e violência suas reivindicações. Isso não é democracia, o nome disso é crime. E para o crime, é necessária a justiça”, desabafou e reiterou o compromisso do governador de não tolerar atos semelhantes no Estado.

“Para o bem do povo paulista, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já se pronunciou de que não irá admitir algo semelhante em nosso estado e capital”, diz trecho da nota.

Confira o posto completo feito por Prado nas redes sociais:

“Cidadãos de fato não violentam o patrimônio público como fazem os vândalos dia após dia, inclusive em nossa cidade. Cristãos católicos de fato, não rezam o Pai Nosso e se dirigem ao Planalto, ao Congresso e à Suprema Corte para depredar crucifixos com a imagem sofredora de Cristo Crucificado.

Brasileiros de fato não vestem verde-amarelo para aterrorizar Brasília, a capital do Brasil, e exigir com ódio e violência suas reivindicações. Isso não é democracia, o nome disso é crime. E para o crime, é necessária a justiça.

Para o bem do povo paulista, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já se pronunciou de que não irá admitir algo semelhante em nosso estado e capital, haja vista que tais atos estão ocorrendo também em capitais como Belo Horizonte.

Triste domingo para a história brasileira.

Que Deus proteja e abençoe o nosso país. Que Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, possa, com seu manto sagrado, acalmar o nosso povo.”

Marise diz que ato pode ter sido estimulada por infiltrados

Ex-prefeito de Lençóis Paulista e apoiador de Jair Bolosnaro, José Antonio Marise disse em suas redes sociais que o vandalismo em Brasília foi uma lamentável explosão, que a direita foi a maior prejudicada, que a invasão foi um ato insano e que se pode desconfiar se não teria sido perpetrada ou estimulada por infiltrados.

Marise reiterou que não concorda com atos de violência e defende que a situação tem que ser apurada com rigor e isenção.

“Das imagens que tivemos acesso pelas mídias sociais, fica a sensação de que a maioria esmagadora dos manifestantes são pessoas de bem e que estavam exercendo um direito legítimo. Essas pessoas não são terroristas embora tenham participado de um ato que, pelas circunstâncias, descambou para a violência e acabou prejudicando justamente a bandeira que defendiam. Nem de longe podem ser equiparados, por exemplo, com os criminosos presos pela Lava Jato e que receberam e recebem todas as benesses que a interpretação e a aplicação da Lei permitem. Que a medida seja a mesma”, diz trecho da postagem feita por Marise.

Veja o post completo feito por Marise nas redes sociais.

“O ALERTA DE BRASÍLIA

Escrevo ainda no calor do ocorrido nesta tarde em Brasília. A emoção não é uma boa conselheira, mas me arrisco a dar minha posição.

Foi uma lamentável explosão. Não foi bom para ninguém mas pode haver beneficiados. Na guerra ideológica que vivemos, os manifestantes representam a direita e foi justamente a direita a maior prejudicada. Todo o imenso esforço das manifestações pacíficas ocorridas após as eleições foi maculado; do outro lado, o governo, a esquerda, ganhou justificativa para endurecer o jogo na proposição de pautas que pretende impor ao país.

Na sua origem, as manifestações ocorridas até o momento da invasão do Congresso Nacional, do prédio do STF e do Palácio da Alvorada são legítimas. O direito de manifestação é garantia constitucional e existem motivos que as justificam, desde as seguidas afrontas à Constituição feitas pelo Judiciário, passando pelo descaso do Congresso Nacional que não exercita suas atribuições constitucionais e chegando às propostas do governo Lula que apontam para um retrocesso sem precedentes. A invasão foi um ato insano. Tão insano que dá até para desconfiar se não teria sido perpetrada ou estimulada por infiltrados.

Imagine se a multidão que estava na manifestação tivesse dado um abraço simbólico no Congresso, no STF e no Palácio da Alvorada. A repercussão seria extremamente positiva e seria mais condizente com a maneira ordeira e pacífica com que as manifestações têm ocorrido até agora.

Não concordo com atos de violência e reafirmo que tudo deve ser apurado com extremos rigor e isenção. Das imagens que tivemos acesso pelas mídias sociais, fica a sensação de que a maioria esmagadora dos manifestantes são pessoas de bem e que estavam exercendo um direito legítimo. Essas pessoas não são terroristas embora tenham participado de um ato que, pelas circunstâncias, descambou para a violência e acabou prejudicando justamente a bandeira que defendiam. Nem de longe podem ser equiparados, por exemplo, com os criminosos presos pela Lava Jato e que receberam e recebem todas as benesses que a interpretação e a aplicação da Lei permitem. Que a medida seja a mesma.

Foi uma explosão de sentimentos. Foi um ato insano, sim. Mas serviu para acender um sinal de alerta para os nossos representantes no Congresso Nacional e para os guardiões da liberdade personificados pelos comandantes das Forças Armadas. Esses brasileiros precisam assumir as responsabilidades inerentes aos cargos que ocupam com coragem, discernimento, sensatez e patriotismo. Neste momento, o futuro do país depende deles.

MARISE”

Rodovias da região estão liberadas, foto de arquivo

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.