Projeto Nômade fecha 2022 com lançamento de livro e documentário

O Projeto Nômade fecha o ano com o lançamento do livro “Territórios” e do documentário “Olhares”, nesta quinta-feira (15/12), no Espaço Cultural

Nesta quinta-feira (15/12), às 19h, o Projeto Nômade faz o encerramento das atividades de 2022 com o lançamento do livro “Territórios” e também com a exibição do documentário “Olhares” no Espaço Cultural Cidade do Livro, em Lençóis Paulista.

As obras têm o propósito de mostrar aspectos do artesanato que se desenvolve no município e de registrar as ações de capacitação e valorização do fazer artesanal, realizadas pelo projeto Nômade durante o ano de 2022.

No interior de São Paulo, o projeto Nômade passou a atuar sob a perspectiva da Economia Criativa, que compreende o desenvolvimento da criatividade como principal promotor da geração de renda e do desenvolvimento regional, valorizando a diversidade cultural e o potencial criativo e empreendedor de agentes locais.

“Nossa maior missão é valorizar pessoas e suas histórias. O Nômade abriu espaço para colocarmos essas ideias em prática. Ao longo do processo, conhecemos pessoas e suas relações com o fazer artesanal. Foi lindo olhar com atenção para essas artesãs e artesãos e colaborar com seus trabalhos, buscando melhorias na qualidade de vida e promovendo o compartilhamento de saberes, além de ampliar caminhos para um desenvolvimento local mais sustentável”, reforça Marici Vila, diretora da Origem Produções, empresa responsável pela execução do projeto.

Projeto Nômade tem foco no fazer artesanal

O projeto Nômade foi desenvolvido, gratuitamente, com foco em artistas, artesãos, designers, agentes culturais, empreendedores, estudantes, professores e interessados em produção artesanal, design, empreendedorismo e processos criativos.

“O foco na manualidade artesanal é importante, pois o trabalho tem pouco reconhecimento, sobretudo em seu valor econômico – pouco se percebe do tempo, do empenho e dos afetos que cada artesã e cada artesão incorporam em seu produto final”, encerra Tania de Paula, designer.

O projeto Nômade é patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção executiva da Origem Produções e com o apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, através das Secretarias de Turismo e Cultura.

Projeto teve início na Amazônia

O projeto Nômade foi criado em 2001 pelos designers Tania de Paula e Christian Ullmann. As primeiras edições aconteceram na Amazônia com o desafio de preservar a cultura local e conciliar geração de renda e uso sustentável de recursos naturais.

A dupla percorreu as cinco regiões do Brasil e algumas cidades na América do Sul com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades e seus territórios.

Em parceria com a Origem Produções, o projeto Nômade já esteve em Ribeirão Preto e Novo Horizonte e chegou a Lençóis Paulista com a proposta de identificar potencialidades e características únicas da região, promover o saber fazer artesanal.

Projeto Nômade será encerrado esta semana, em Lençóis

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.