Dia do Rio Lençóis tem ação de conscientização

O Rio Lençóis é responsável por 50% do abastecimento de água, é o refúgio de pescadores na região central e o lugar preferido da garça e de outros animais que habitam a sede do SAAE de Lençóis Paulista.

E ontem, dia 23 de novembro, foi comemorado o dia do Rio Lençóis. A data, instituída em 2009, tem como objetivo reiterar a importância do rio que dá nome ao município e conscientizar a população para que o manancial seja preservado.

“A importância do Rio Lençóis é gigantesca. A gente coleta a água e faz o tratamento aqui no SAAE e distribuímos para quase metade da população. A data traz ações de conscientização para crianças e adolescentes sobre a importância que o rio tem para as nossas vidas. A gente está vendo a preservação das margens e pede para a população que não poluam o rio”, diz André Sasso, o Cagarete, que é diretor do SAAE, ao Acontece na Região.

Durante toda a entrevista, a garça branca ficou sobre as pedras do ponto de captação, na sede do SAAE. Moradora do local, a presença da ave é a garantia de peixes. E, claro, alguns pontos da margem, como o Parque do Paradão, são os lugares preferidos dos pescadores urbanos.

Mas o trabalho de conscientização e de limpeza do rio precisa ser constante, já que muitas pessoas descartam o lixo em qualquer lugar.

O diretor do SAAE, diz que infelizmente, muito lixo vai parar dentro do leito do Rio Lençóis, apesar das ações de conscientização. É importante lembrar que todo o lixo descartado nas ruas vai parar em um bueiro e dali segue para os rios e córregos.

“A gente faz a limpeza regularmente e, infelizmente, encontra muita garrafa pet, embalagem de salgadinho, embalagem de tudo que é tipo jogada e que depois vai para o leito do rio e acaba causando um transtorno gigantesco para a gente limpar e deixar isso que é tão lindo, mais lindo ainda”, comenta André Sasso, o Cagarete.

Confira a entrevista completa:

Crianças pintam bueiro para preservar Rio Lençóis

Na manhã desta terça-feira (23/11), para comemorar o Dia do Rio Lençóis, foi lançado o projeto “O Rio Lençóis começa aqui!” com a pintura externa do bueiro (boca de lobo) na esquina da Fonte do Peixinho, em frente o SAAE. O projeto prevê a pintura de 10 bueiros na cidade.

A ação desta semana foi realizada pelo artista plástico Cristiano Paccola com a participação dos alunos do 5º ano A da EMEF Esperança de Oliveira.

A iniciativa partiu do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE.

A cerimônia de lançamento do projeto “O Rio Lençóis começa aqui!”, no dia 23/11, contou coma presença do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, do interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena de Souza, da presidente do Comdema, Milena Guirado Coneglian, servidores do SAAE e membros do Conselho.

Projeto “O Rio Lençóis começa aqui!” fez pintura externa do bueiro na Fonte do Peixinho,

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.