Prefeitura de Macatuba oferece cursos de tecnologia no Projeto Transformação

A Prefeitura de Macatuba oferece às crianças e adolescentes do Projeto Transformação cursos gratuitos de tecnologia com formação completa em Programação, Robótica, Eletrônica, Desenvolvimento de Apps e web.

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de Macatuba em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade única de dar início ou de ampliar o conhecimento em tecnologia com os cursos de formação completa em Programação, Robótica, Eletrônica, Desenvolvimento de Apps e web. Os cursos têm duração de 12 meses e aulas são ministradas uma vez na semana.

O serviço é oferecido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Transformação, no Centro de Convivência Mário Rosa, através de encaminhamento realizado pela PSE (Proteção Social Especial) do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e pela rede de serviço do município. As atividades proporcionam a crianças e adolescentes que não têm acesso a este conhecimento ou estes equipamentos a possibilidade de interação com o mundo da tecnologia, despertando interesse de sonhar com um futuro melhor.

Segundo Maria Rosa de Oliveira Quinto, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Transformação, mais do que a formação técnica, o grande objetivo dos cursos é proporcionar aos jovens um ambiente saudável e com interação entre eles.

“As crianças e adolescentes atendidos pelos cursos demonstram interesse e têm participação ativa na aula, com facilidade de aprendizagem. Há interação e fortalecimento de vínculos, que é o propósito do serviço. Já os pais ou responsáveis entendem a importância da tecnologia nos dias atuais e incentivam a participação dos filhos”.

Curso de Tecnologia do Transformação foca em programação

As aulas do curso de Tecnologia, do Projeto Transformação, são focadas na lógica de programação, através de aplicativos on-line e abertos, com os quais os alunos podem seguir trabalhando em casa e programando alguns robôs já montados com este mesmo código.

“Alguns robôs vêm dos Estados Unidos e a programação é em inglês, então, ensinamos algumas palavras técnicas a eles e usamos uma plaquinha para fazer teclado com tudo que conduz eletricidade. Já o módulo 2 é o de robótica básica, o qual entra a parte de Lego e montagem de robôs para o ano que vem. Em seguida, temos o 3º módulo, de desenvolvimentos de apps e web, o 4º módulo de eletrônica com Arduíno e o 5º módulo de programação avançada”, comenta a professora Laís Angelice de Camargo Gonzaga, doutora em Ciências.

Os módulos são anuais, mas no Mário Rosa, a carga horária é dobrada. “Eles demonstram gostar bastante do conteúdo. Acredito que estes jovens não tenham muito contato com o computador fora no Mário Rosa e, por isso, este trabalho mostra um mundo tecnológico que muitas vezes eles não conheciam. Sem contar que as aulas também ajudam em disciplinas do colégio, principalmente na área de exatas”, finaliza a professora.

Robótica é um dos cursos oferecidos pelo CRAS de Macatuba na formação em tecnologia de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.