Laura avalia o caso, orienta, faz receita e dá atestado; robô da Unimed Lençóis é pioneiro na região

A Unimed Lençóis Paulista colocou em operação na semana passada um novo serviço aos seus usuários que é o Pronto Atendimento Virtual. Na prática, um robô (inteligência artificial) chamado Laura vai atender o usuário, orientar, fazer receita e até dar atestado. Se você está pensando que isso é mágica, não é! Isso é tecnologia. O atendimento tem a retaguarda de uma equipe de profissionais de saúde da empresa Healthtech, especializada neste tipo de serviço.

O Acontece na Região entrevistou o presidente da Unimed de Lençóis Paulista, Dr. Francisco Grillo, para falar sobre como o novo serviço vai funcionar. O uso de robô no atendimento médico é novidade na região.

“A Laura vem para agregar o que a gente já faz, que era o serviço por telefone, que vai ser encerrado e este atendimento à distância passa a ser feito por um robô que o nosso usuário pode acessar pela internet através do celular ou do computador, não é um App. A pessoa entra e a Laura vai perguntar o que está acontecendo e depois ela define a conduta a ser tomada com base nas informações”, explica Dr. Grillo.

O serviço de atendimento virtual é indicado para os casos em que a pessoa tem um mal estar e não sabe qual conduta tomar, dúvidas sobre medicamentos e também naqueles casos que come alguma coisa que faz mal e tem diarreia e precisa de um medicamento e atestado médico.

“A Laura vai preenchendo o questionário e passa a orientação. Um exemplo de caso que ela vai encaminhar para a consulta presencial é dor abdominal porque neste caso necessita de exame de apalpação. É todo um aprendizado e a gente acredita que ela vai resolver cerca de 30% dos casos atendidos no CMU”, avalia o presidente da Unimed.

Confira abaixo a entrevista completa:

SAIBA MAIS

Os usuários da Unimed Lençóis Paulista poderão realizar atendimentos remotamente através do site: www.unimedlp.coop.br, do aplicativo Unimed SP Cliente ou do WhatsApp da operadora (14 99880-8924). O serviço é oferecido 24h por dia, sete dias por semana.

No Pronto Atendimento Virtual, o primeiro contato dos pacientes será com a Laura, um sistema de inteligência artificial que fará a primeira triagem dos sintomas. Após a pré-anamnese, a Laura avalia a gravidade do caso, classifica em cores (cinza, azul, verde, amarelo ou vermelho) e faz o direcionamento necessário. Os casos leves e assintomáticos são acompanhados exclusivamente pela assistente virtual, que ao sinal de piora clínica, faz o encaminhamento para o time assistencial. Já os casos moderados e graves são direcionados para um profissional da saúde, enfermeiro ou médico, que faz o atendimento via WhatsApp.

Em casos de extrema urgência, o paciente será encaminhado diretamente para o CMU (Centro Médico Unimed), que receberá um alerta de previsão de demanda e terá em mãos o histórico completo do atendimento para dar prosseguimento no tratamento.

Caso o atendimento seja encerrado apenas com a orientação da inteligência artificial ou da equipe de enfermagem, o beneficiário não paga nada. Nos casos que necessite de orientação de um médico, será cobrada a coparticipação de acordo com cada plano.

O serviço de Pronto Atendimento Virtual funciona 24h por dia, sete dias por semana e disponibiliza protocolos de atendimento pré-definidos (Covid-19 – Dengue – Dor de cabeça – Dor de ouvido – Dor de garganta – Dor abdominal inferior e superior – Dor para urinar – Diarreia e/ou vômito – Depressão, ansiedade e estresse – Dor na boca do estômago – Dor no peito – Falta de ar – Desmaio e/ou perda da consciência – Dor lombar ou nas costas). Isso permite a customização para protocolos generalistas e sazonais. As receitas e/ou atestados que forem necessários serão enviados, devidamente preenchidos, no e-mail ou WhatsApp do beneficiário.

Sobre a Laura

O serviço de Pronto Atendimento Virtual é feito em parceira com a empresa Healthtech. Fundada em 2016, a Healthtech faz uso de algoritmos de inteligência artificial, bem como da geração e integração de dados, a fim de entregar uma visão 360º às equipes clínicas e proporcionar o melhor cuidado aos pacientes. A Laura, eleita em 2021 como TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país, dispõe de uma das maiores centrais de dados clínicos do mundo: são cerca de 13 milhões de atendimentos já realizados e mais de 4 milhões de pacientes únicos em sua plataforma.

Presidente da Unimed, Dr. Grillo fala sobre o atendimento com IA (inteligência artificial)

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