Em Macatuba, Maçonaria comemora os 200 anos da Independência e da chegada da Ordem ao Brasil

E você está se perguntando: o que a maçonaria tem a ver com a independência do Brasil? Tem tudo a ver! A Loja Grande Oriente do Brasil foi oficialmente instalada em junho de 1822 e era formada por pessoas que queriam que o País se libertasse de Portugal. Entre seus principais líderes, D. Pedro I e José Bonifácio de Andrada e Silva. E quem conta um pouco desta história é Clodoaldo Galli, da Loja Maçônica Caridade e Concórdia, de Macatuba.

“A primeira obediência maçônica do Brasil é o Grande Oriente do Brasil, ao qual a nossa loja pertence, que foi fundada em 17/06/1822 e tem muito a ver essa fundação como uma maneira da Maçonaria e suas lojas se organizarem para justamente fomentar o movimento da Independência”, explica.

Galli diz ainda que naquela época o Brasil não tinha partidos políticos, nem sindicatos ou associações. E que a Maçonaria organizada era uma maneira que as pessoas tinham de congregar a ideia da independência e passar adiante.

“Nesta sessão de hoje (03/09) a gente faz uma homenagem a estas 2 datas importantes e conta um pouco dessa história e das figuras ilustres que fizeram parte do movimento como José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo e o próprio Dom Pedro I que foi convidado a entrar na Maçonaria justamente com essa intenção de que partisse dali a ideia do Brasil livre de Portugal”, detalha Galli.

Em Macatuba, a Loja Maçônica Caridade e Concórdia tem 29 anos e tem uma forte atuação na comunidade, na filantropia.

“A gente que participa tem muito orgulho porque é uma instituição que preza pela liberdade, igualdade e fraternidade. Então, são ideais da humanidade que hoje podem parecer singelos, mas imagina numa época em que as liberdades não eram tão garantidas como é hoje no mundo afora? E como foi e é importante lutar por esses ideais?”, analisa.

Em Macatuba a data foi comemorada com uma Sessão Magna Aberta o que incluiu a presença de convidados. O encontro aconteceu no salão de eventos do Recanto dos Velhinhos na noite do último sábado, dia 3 de setembro.

Confira abaixo a entrevista completa:

Clodoaldo Galli fala da ligação entre a Maçonaria e a Independência do Brasil

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.