Agosto Lilás: Com ciclo de palestras, Pederneiras encerra campanha de conscientização de combate à violência contra a mulher

Na última terça-feira (30/08), um ciclo de palestras fechou as ações de conscientização de combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Diretos da Mulher de Pederneiras.

A abertura do evento foi feita pela prefeita de Pederneiras, Ivana Bertolini Camarinha, que enfatizou a importância de ações de conscientização dos direitos das mulheres na sociedade e também falou sobre a união de todos os órgãos colegiados para a elaboração de eventos como este. Lembrando que a prefeita conquistou junto ao Governo do Estado a Casa da Mulher, que vai atender casos de violência doméstica. A obra já começou.

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Simone Miranda Rascachi falou aos participantes de como colocar em prática o combate a esse ciclo de violência doméstica e citou vários exemplos e benefícios que podem ajudar outras mulheres a conseguir se libertar de um relacionamento abusivo. Destacou a importância de projetos que envolvem grupo de mulheres que lutam em prol de outras mulheres e finalizou contando a história de vida da Maria da Penha.

Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pederneiras, Dra. Gabriela Rodolfo Esteves, explicou a Lei Maria da Penha e abordou a importância da conscientização sobre as diversas formas de violência doméstica sofridas pelas mulheres e divulgou vários serviços especializados em apoio e atendimento para com as vítimas de violência.

Também fez uso da palavra o 1° Tenente da Polícia Militar, Júlio César Pereira da Silva, informando como são os procedimentos a serem tomados quando a Polícia é acionada e como funcionam os primeiros atendimentos em casos de violência doméstica, orientando quais caminhos as vítimas devem procurar em casos de emergência e colocou à disposição da sociedade todos os serviços da Polícia Militar e Civil. 

O evento também contou com a apresentação de teatro realizado pela “Cia. Teatral Mandrágora”, que trouxe uma mensagem através da arte sobre a libertação das mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e foi finalizado com a palestra da psicóloga Rosana Amador Ramos que apresentou temas motivacionais e inspiradores na vida de uma mulher.

Participaram do evento servidores municipais, representantes da OAB Pederneiras, Conselheiras Tutelares, representantes da Polícia Militar, sociedade civil, representantes do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher de Pederneiras e a ex-vereadora da cidade de Jaú e representante do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado, Cléo Furquim.

“Estou feliz em poder acompanhar os avanços nas políticas públicas para as mulheres em nosso município. Agradeço a Prefeitura Municipal e todas as demais pessoas envolvidas neste projeto, para que possamos promover eventos de extrema importância na vida de nossa sociedade. Quando mulheres se juntam, o poder se transforma e a democracia se fortalece”, finaliza a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Simone Miranda Rascachi.

A prefeita Ivana Camarinha participou do encerramentos das ações do Agosto Lilás

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.