Coletivo ganha força e Macatuba empossa Conselho da Mulher

Em Macatuba, um grupo de mulheres liderada por Ruth Soares, esposa do ex-prefeito José Henrique Soares, criou um Coletivo de Mulheres com a proposta de buscar um espaço para as mulheres na política e em grupos de poder que se transformou no Conselho dos Direitos da Mulher, criado em março deste ano, e presidido pela advogada Amanda Corrêa.

“A ideia começou quando a gente percebeu que aqui em Macatuba nós não temos nenhuma vereadora e que dentro dos espaços de poder só temos homens. Imaginei que se a gente formasse um coletivo de mulheres em que a gente pudesse pelo menos uma vez por mês conversar sobre todos os assuntos e, também política, a gente poderia mudar essa situação. E como as mulheres não têm hábito de sair, é um desafio”, explicou Ruth Soares.

Em entrevista ao Acontece na Região, Amanda e Ruth destacam que se conheceram no ano passado e que a partir daí a proposta começou a ganhar forma, inclusive com a criação do Conselho da Mulher.

“O Conselho foi aprovado no dia 8 de março em homenagem às mulheres, foi um ato basicamente simbólico mesmo. E nós tomamos posse agora no último mês e agosto nós realizamos a nossa primeira reunião”, disse.

Amanda explicou que o Conselho começou a discutir as políticas públicas já existentes no município e fazer um levantamento do que o serviço público já faz e que pessoas às vezes desconhecem. “A gente está mapeando para depois organizar de uma forma em que as ações de proteção à mulher passem a ser integradas”, adianta e anuncia que a primeira atividade pública do novo conselho será em outubro, que é um mês simbólico para as mulheres.

Em Macatuba, o serviço de Proteção Social existe desde 2014. As mulheres que se sentirem violentadas ou agredidas podem procurar ajuda junto a Polícia Civil e Militar, no CRAS e na Assistência Social e também nas unidades de saúde.

Confira abaixo a entrevista completa.

Amanda Corrêa e Ruth Soares fala sobre o recém-criado Conselho da Mulher de Macatuba

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.