Em Macatuba, Meio Ambiente faz censo para mapear arborização urbana

A Prefeitura de Macatuba iniciou no mês de julho um censo que tem como objetivo mapear a arborização urbana das vias públicas e saber com exatidão a quantidade de árvores plantadas, as espécies e detectar problemas de doenças e de conflitos como, por exemplo, danos ao passeio público e conflitos com fiações. A iniciativa é inédita e a previsão é que o trabalho seja concluído até o final deste ano.

O Acontece na Região conversou com Antonio Carlos Perucci, coordenador de Sustentabilidade e Agricultura de Macatuba, para entender como o trabalho funciona.

“A gente está fazendo um raio x da nossa arborização e vamos ter dados importantes para elaborar as políticas públicas, elaborar o nosso plano de arborização, saber como que a gente vai tratar esses problemas. Saber o ritmo que nós vamos ter que substituir as árvores e o  ritmo de plantio, saber áreas que estão carentes de arborização”, explica Perucci.

O trabalho em campo está sendo feito por 8 mulheres que participam do Programa Bolsa Trabalho, do Governo de São Paulo, e que foram treinadas para identificar as espécies e também usar o aplicativo, já que todo o censo arbóreo é feito um uma plataforma digital.

“As bolsistas foram treinadas tanto para usar o aplicativo de celular como também para analisar as árvores, analisar aspectos de doença, aspectos relacionados à poda e a identificação de espécies. Eu acredito que até o final do ano vamos ter 80% da cidade mapeada”, conclui.

Bolsistas do Bolsa Trabalho já estão nas ruas de Macatuba mapeando as árvores do município

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.