Prefeitura de Pederneiras promove ações para celebrar o mês do aleitamento materno

A Prefeitura de Pederneiras celebra o Mês do Aleitamento Materno com a proposta de conscientizar as mães sobre a importância de amamentar. O ‘Agosto Dourado’ foi instituído pela Lei nº 13.435 de 2017 e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e tem a cor dourada como símbolo em razão do padrão ouro atribuído ao leite materno.

“A amamentação é a base da vida e, ainda, um excepcional exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração” explica a supervisora do programa, Maiara Altieri.

Por meio do leite materno, considerado alimento de ouro pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, infecções, obesidade infantil, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

Ainda, segundo supervisora, dar o peito aumenta ainda o contato do bebê com a mãe, dando segurança, calor e fortalecendo os vínculos afetivos; melhora a digestão e minimiza as cólicas, pois é de fácil digestão e possui a molécula PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino dos recém-nascidos; reduz o risco de doenças alérgicas; diminui chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.

Os benefícios também se estendem à mãe, como a proteção maior contra o câncer de mama, de ovário, e o risco de uma hemorragia após o parto é reduzido. Evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto, hipertensão arterial e colesterol alto. Pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e artrite reumatoide.

“Diante dos inúmeros benefícios de amamentar, o Programa Criança Feliz, que apoia a campanha, incluiu a divulgação e a orientação sobre o tema para o público-alvo atendido, em especial às gestantes, ressaltando a importância e benefícios de amamentar. Amamentar é um ato de amor sem limite” conclui Maiara.

Tema é discutido mundial

O aleitamento materno é um dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos. São, ao todo, 17 metas, que se aplicam a todos os países, incluindo questões como as alterações climáticas e a redução da pobreza.

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.