A partir de dezembro, postos de saúde atendem de dia e de noite, e de segunda a sábado, anuncia prefeito Prado

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, anunciou nesta semana que a partir do dia 12 de dezembro todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista terão horário ampliado de atendimento e abrirão aos sábados. O serviço começa em dezembro após a contratação de 95 profissionais que inclui médicos e enfermeiros. O investimento está estimado em R$ 9 milhões ao ano. O Governo de São Paulo também se comprometeu a reformar todas as unidades após o período eleitoral.

“Lençóis Paulista mostra mais uma vez que priorizamos a qualidade de vida e tenho certeza de que os postos abertos até às 22h vai dar a possibilidade que um trabalhador que é diabético, que é hipertenso possa fazer seu acompanhamento no período noturno. Assim como vai dar a possibilidade que uma mãe que está com o filho febril, com tosse possa se dirigir à noite a um posto de saúde e não precisar ir à UPA. Essa ação também vai desafogar a UPA, mas vai dar uma amplitude no atendimento de saúde com consultas de rotina, de prevenção à saúde inclusive com a dispensação de medicamentos”, contou Prado em entrevista ao Acontece na Região.

Atualmente, Lençóis Paulista investe mais de 20% de seu orçamento em Saúde. A Legislação estipula que não pode ser menos que 15% do orçamento do município.

COMO VAI FICAR

A partir de 12 de dezembro deste ano, os 10 postos de saúde de Lençóis Paulista vão funcionar das 7h às 22h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 20h, às sextas-feiras. Aos sábados, o atendimento será das 7h às 13h.

Neste horário estendido as unidades vão oferecer os serviços de atendimento médico, odontológico, aplicação de vacinas, dispensação de medicamentos, entre outros.

A lista dos 95 novos profissionais que serão contratados incluiu técnicos de enfermagem (que exercerão a função de agentes de saúde), enfermeiros, médicos, dentistas, farmacêuticos, agentes administrativos e agentes de serviços gerais. Para o preenchimento dessas vagas, a Prefeitura realizará concurso público. As inscrições devem ser anunciadas em breve.

Além disso, o prefeito Anderson Prado conseguiu junto ao governo do Estado, o custeio para reforma e pintura de todas as unidades de saúde do município.

Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, o início do atendimento com horário estendido foi programado para dezembro para que a Prefeitura tenha tempo hábil para realizar as contratações dos profissionais.

“Toda a rotina que já acontece nas unidades entre 7h e 17h será ampliada até as 22h. Serão realizados atendimentos médicos em livre demanda, atendimento dos grupos, aplicação de vacinas, haverá farmacêuticos nas unidades para que os pacientes possam retirar os medicamentos. Mais do que atender a demanda crescente, estamos investindo também na saúde preventiva, com o atendimento dos grupos de diabéticos e hipertensos no horário ampliado, aplicação de vacinas e atendimento odontológico noturno em quatro unidades de saúde”, avalia o secretário de Saúde.

O serviço de Pronto-Atendimento nas unidades de saúde do Núcleo e do Monte Azul seguem normalmente.

Na entrevista Prado também fala sobre o pagamento do piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde que já sai no contracheque de agosto e do piso da enfermagem que ainda depende de sanção presidencial.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Prefeito Prado fala sobre os investimentos na Saúde de Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.